SóProvas


ID
1452529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à interface de interação entre sistemas e usuários, julgue o próximo item.

Mesmo que apresente diversos erros durante sua utilização, um sistema poderá ser considerado de boa usabilidade se for de fácil aprendizagem, eficiente na utilização e fácil de lembrar e, adicionalmente, satisfizer as necessidades do usuário.

Alternativas
Comentários
  • 5ª  Heurística de Jacob Nielsen: 

    Prevenção de Erros Prevenção de Erros - A interface do sistema deve informar/sinalizar claramente ao usuário os efeitos e consequências de suas ações, para evitar enganos para evitar enganos. Sempre que possível, deve evitar erros se puder evitar erros se puder detectar que as pré-condições para uma ação não estão satisfeitas, ou que a ação não é cabível no contexto corrente.

  • A boa usabilidade de um sistema pode ser definida como um conjunto de

    propriedades que ofereçam fácil aprendizado e eficácia pelos mais variados perfis de uários na realização de determinadas tarefas dentro de contextos específicos(SCHACKEL, 1991)e está relacionada, segundo Nielsen(1993), a seis atributos básicos, os quais podem estar relacionados às seguintes questões fundamentais:

    • Facilidade de aprendizagem(learnability):o usuário deve conseguir executar tarefas em um software mesmo sem um conhecimento prévio desse sistema.

    • Ser eficaz no uso (eficácia): é uma meta bastante geral e refere-se a quanto o sistema é bom em fazer o que se espera dele.

    • Eficiência no uso(eficiência):Uma vez que o usuário aprendeu a utilizar o software , um alto nível de produtividade é possível.

    • Facilidade de memorização (memorability): o usuário pouco freqüente deve estar hábil a reutilizar o sistema, mesmo após um longo período, sem a necessidade de reaprender o funcionamento do software novamente.

    • Mínima quantidade de erros (segurança): Os usuários devem cometer poucos erros durante o uso do sistema e, caso isto aconteça, os erros devem ser facilmente reversíveis. Além disso, nenhum erro catastrófico deve ocorrer.

    • Satisfação no uso: Os usuários devem estar subjetivamente satisfeitos com a utilização do sistema.

    Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18606/000731045.pdf?sequence=1


  • Acredito que o erro da questão se deve a frase: 'Mesmo que apresente diversos erros durante sua utilização'. Pois se apresenta erros na sua utilização não atende o princípio de 'Utilidade' da usabilidade. A utilidade se refere ao quanto um sistema oferece um conjunto de funcionalidades necessárias para os usuários realizarem sua tarefa, logo com o sistema apresentando erros, o usuário não consegue finalizar suas tarefas.

  • Usablidade diz respeito a facilidade de usar o sistema, está relacionada com a interface do usuário (UI). Sim de fato mesmo que apresente telas de erro um sistema pode ser fácil de usar sim. O usuário pode encontrar a funcionalidade ou informação qiue precise sem ter muito trabalho para isso. Porém a questão erra em unir as duas frases "Satisfazer o usuário" e "erros durante a execução". Ora, se há erros durante a execução ele não satisfaz o usuário, pois o resultado esperado não foi obtido, apesar do sistema ser fácil de usar e ter boa interface com o usuário (usabilidade).