A boa usabilidade de um sistema pode ser definida como um conjunto de
propriedades que ofereçam fácil aprendizado e eficácia pelos mais variados perfis de uários na realização de determinadas tarefas dentro de contextos específicos(SCHACKEL, 1991)e está relacionada, segundo Nielsen(1993), a seis atributos básicos, os quais podem estar relacionados às seguintes questões fundamentais:
• Facilidade de aprendizagem(learnability):o usuário deve conseguir executar tarefas em um software mesmo sem um conhecimento prévio desse sistema.
• Ser eficaz no uso (eficácia): é uma meta bastante geral e refere-se a quanto o sistema é bom em fazer o que se espera dele.
• Eficiência no uso(eficiência):Uma vez que o usuário aprendeu a utilizar o software , um alto nível de produtividade é possível.
• Facilidade de memorização (memorability): o usuário pouco freqüente deve estar hábil a reutilizar o sistema, mesmo após um longo período, sem a necessidade de reaprender o funcionamento do software novamente.
• Mínima quantidade de erros (segurança): Os usuários devem cometer poucos erros durante o uso do sistema e, caso isto aconteça, os erros devem ser facilmente reversíveis. Além disso, nenhum erro catastrófico deve ocorrer.
• Satisfação no uso: Os usuários devem estar subjetivamente satisfeitos com a utilização do sistema.
Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18606/000731045.pdf?sequence=1