SóProvas


ID
1452760
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O princípio da continuidade estabelece que os serviços públicos não podem ser paralisados, pois as necessidades da população são incessantes.
( ) O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos.
( ) O princípio da moralidade determina que os atos da gestão pública são condicionados por princípios éticos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Achei só um pouco esquisita a segunda frase. 

  • Achei forçar muito dizer "qualquer atividade.... todo cidadão..."

  • SIGNIFICA foi foda... Ele não significa isso, pode até ESTABELECER, mas significar...

  • A segunda proposição não seria princípio da publicidade?

  • Alternativa "A"

    Princípio da continuidade: via de regra, os serviços públicos não podem ser interrompidos, OU SEJA, não podem ser paralisados. Exemplo da exceção é a INADIMPLÊNCIA.

    Principio da impessoalidade: abrange os princípios da finalidade (a administração pública deve buscar a satisfação do interesse público) e isonomia (tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de forma desigual ).

    Princípio da moralidade: O administrador deve respeitar aos princípios éticos. Sendo assim, deve cumprir seu dever funcional de acordo como manda a lei, respeitando a moralidade administrativa.

  • ( ) O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos. 

    Entendo por falsa essa alternativa, pela generalização.

    Vamos analisar a seguinte situação hipotética: Vacinação contra a gripe, para Crianças de 2 a 5 anos, gestantes, idosos etc. 

    Essa atividade foi dirigida a todos? Não. Existem mil outros exemplos.

    Apesar de o interesse público ser, regra geral, a interseção dos clamores da sociedade agregados a diversos interesses sociais difusos, não se caracteriza que qualquer atividade é dirigida a todos.

    Entendo que, quando falamos de impessoalidade, devemos frisar a imparcialidade, ou seja, a capacidade de satisfazer ao interesse público com finalidade, isonomia etc. Exatamente conforme citado.

    E aí, alguém mais acha que caberia recurso? Será que é um erro se aprofundar demais numa questão simples? Maldita hora que fui estudar filosofia kkkkk

  • GABARITO: A (sob protestos)

    Gydion, compartilho dos seus comentários. O princípio da impessoalidade foi totalmente generalizado na assertiva, entendo que está incorreto!


  • Segundo o comando constitucional, a impessoalidade tem por faceta primordial a de impedir a autopromoção dos agentes públicos em razão da execução de obras e serviços públicos.


  • ( ) O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos. 

  • A questão galera é que estudamos tanto os detalhes que quando nos deparamos com questões genéricas ficamos procurando "cabelo em sapo". Como um professor diz, "cuidado para não ficar mais esperto do que a prova". 

  • na verdade sempre me enlouquece essas questoes que falam de etica e moral, sempre acho que moral é aquilo que vem da nossa personalidade, nossa criaçao e etica é quando fazemos algo pq nos foi imposto por algum mandamento. 

  • Fiquei na duvida sobre segunda afirmativa , pois entendi que a proposiçao tratava-se do princípio  da publicidade, não da impessoalidade.

  • Eu acredito que o princípio da impessoalidade não é tratar TODOS de forma igual, e sim, tratar de forma isonomica as pessoas nos níveis de suas desigualdades. Exemplo: deficientes são tratados de forma "diferente" dos demais (serviços especiais, atendimento preferencial, cotas etc), justamente para equilibrarmos as desigualdades que existem entre as pessoas...e mantê-los em pé de igualdade com os demais....

    Logo entendo como incorreto, quando a questão diz "qualquer" e "todo", generalizando um princípio que não deve ser de forma alguma generalizado.

    Polêmica.... mais alguém concorda cmg?

  • "O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos." Analisando esta afirmação, vejo que está "associada à FINALIDADE PÚBLICA onde a atividade da gestão pública não deve promover perseguições ou favoritismo", logo, deve ser dirigida a todos. Dirigida a todos mesmo que a ação seja dirigida à determinado público como idosos, crianças, deficientes físicos, mas deve ser dirigida a todos os cidadãos daquela 'faixa de idade'. Afinal determinadas campanhas de vacinação por exemplo de nada serviriam aos adultos e oneraria o gasto público sem necessidade, o que faria o gestor público deixar de agir a partir do PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA que diz respeito também ao gerenciamento de recursos públicos. Por fim, vejo que o uso de palavras como "qualquer" ou "todos" são propositais, a fim de causar dúvida. No meu caso, percebi que preciso exercitar mais.

  • Concordando com o Guydion Aparício e complementando com outro exemplo. A Lei 8.666, Lei de Licitações e Contratos em seu artigo:

    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

    Impessoalidade refere-se a não discriminação do acesso de pessoas (físicas ou jurídicas) às ações públicas, não preferindo umas ou preterindo outras. Desde que estas se enquadrem dentro dos requisitos necessários ao atingimento à finalidade pública a ser atingida na ação.

    A questão foi muito mal formulada pois nem toda ação é para todos os cidadãos e sim para aqueles para a qual finalidade pública se destina.

    Sinto que quem redigiu não conhece bem esse princípio.  


    - O princípio da continuidade estabelece que os serviços públicos não podem ser paralisados, pois as necessidades da população são incessantes. (também não concordo porque se o serviço público deixar de ser essencial ou a finalidade pública deixar de existir pode sim ser interrompido ou deixar de ser prestado, como também existem exceções que permitem a paralisação como por motivos técnicos ou inadimplência do usuário do serviço) 

    Outro item mal formulado.   

  • Essa questão esta esquisita!!!

  • Princípio da Impessoalidade usado de forma generalizada, em bancas como CESPE certamente estaria errada essa assertiva.

  • As pessoas reclamam da cespe, mas olha essa FGV desgraçada...

  • creio que está incompleta essa segunda afirmativa, deveria ser "a todos os cidadãos insdistintamente".

  • Questão mal feita. A definição de continuidade está errada. É previsto em lei o direito de greve dos servidores públicos, temos a exceção que é em alguns casos. A questão está dizendo que não pode haver descontinuidade no serviço em hipótese alguma. 

  • Principio da continuidade?vixi!
  • Aí fica difícil! Não se sabe quando ter uma interpretação generalista ou especialista.

  • Aí é fod#...  "qualquer atividade.... todo cidadão..."

     

     

  • E quanto aos atos de gestão que são sigilosos, como atos de gestão do serviço militar, por exemplo? Devem ser dirigidos a todos, e não somente aos autorizados a se envolver na questão? acho q a alternativa 2 generalizou demais...

  • Poxa Vida!!!

  • Questão mal formulada e induzindo ao erro, mas é boa para ficarmos atentos.

  • Acoh que oferecer serviços públicos "a todos os cidadãos" é algo mais comatível com uma universalidade. O que é diferente de tratar todos os cidadãos de forma igual, uma das vertentes da impessoalidade.

  • Pode atingir apenas um determinado orgão, apenas um determinado agente etc

    Ex: O Presidente da República precisa assinar o expediente, mas não precisa preencher seu nome ou cargo.

    Nao foi atingido todos os cidadãos. Questao incompleta, generalista e mal feita. 

  • O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos. 

     

    E os atos individuais? 

  • Que questão mal elaborada e incompleta

  • passível de anulação

  • Nem tudo que é legal é moral ou ético.. o verbo determinar é forte pra opção, outrossim, nem todos os atos da administração publica são voltados para todos os cidadãos, existem assuntos de carater sigilosos.

     

    Passível de anulação.

  • Recomendo que no dia da prova da FGV todo mundo jogue na mega sena, pois quem conseguir acertar mais 90% vai estar com muita sorte...

  • "FGV FGV; Quem te viu? Quem te vê?"

  • Nunca ouvir falar do PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE em matéria de Administração Pública. 

    Conheço o princípio da CONTINUIDADE, isso em matéria de Contabilidade. Esse princípio na contabilidade,  pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

  • agora o bolsa família é para todos. as cotas etc.  No meu entendimento visar o interesse público não significa abarcar toda a populaçao

     

  • LIMPE virou LIMPEC...

  • uma questão horrorosa dessas, bicho...

  • abra sua mente...

  • A questão de fato foi mal formulada e imcompleta. A Banca fez a frase da seguinte maneira:

    "- O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos". Acho que ela quis se referir a igualdade à todos. Porém, poderia escrever a questão da seguinte forma:

    -O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos sem discriminação.

    Passível de anulação.

     

  • Eu DUVIDO que algum professor de Direito tenha elaborado essa questão. 

  • Pra quem conhece a FGV, como eu, já sabia que a A estava correta... O meu raciocínio foi o seguinte: "se fosse a FCC ou ESAF, a C seria a correta. Mas, sabendo que é FGV, basta a gente forças um pouco (ou muito) a barra pra marcar a A como correta."

    Questões mal formuladas e recursos negados são parte da rotina de quem faz questão da FGV.

    Quanto ao princípio da continuidade na administração pública, basta olhar a lei 8.978 de 1995, que fala sobre consessões e permissões. Os serviços públicos não podem sofrer solução de continuidade, ou seja, não podem ser paralisados. Na lei 8.666 (lei de licitações) esse princípio fundamenta, em alguns casos de rescisão unilateral pela Administração, que essa realize:

    I - assunção imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato próprio da Administração;

    II - ocupação e utilização do local, instalações, equipamentos, material e pessoal empregados na execução do contrato, necessários à sua continuidade, na forma do inciso V do art. 58 desta Lei;

    Além do mais, o princípio da continuidade é o que restringe o exercício do direito de greve por certas categorias de servidores públicos.

    Ou seja, não falta embasamento para o princípio no que se refere à administração pública.

  • Essa questão diz pro candidato "esqueça as exceções"

  • Mal formulada é apelido

  • Essa banca, sempreeee erro as questões dela.

  • se vc acertou essa questão.......estude mais!

  • FGV VIAJOU NO SEGUNDO ITEM PQP !!!

     

     

    Pior ainda é ver o pessoal justificando esse tipo de erro 

  • Sobre a letra "a": E se o serviço público não foi essencial?!

  • "Qualquer atividade"? achei muito forçado mas segue o baile...

  • Lasqueira de questão louca

  • Depois dessa ,desaprendi até o que já tinha aprendido.... jesus da gloria rsrs....Preciso estudar muito mais,ou estudar menos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • A primeira, independente se as atividades podem ser paralisadas ou não no principio (texto constitucional) diz que não pode, ou seja, é verdadeira.

    A unica que poderia estar errada é a segunda alternativa, pessoalmente a impessoalidade e a finalidade se confundem muito pra mim, mas no fim a impessoalidade quer dizer que as atividades não podem favorecer apenas uma pessoa, logo se faz entender que ela deve atender a todos os cidadãos. Induzindo assim que seja verdadeira.

    Já a terceira, agir por princípios éticos e agir segundo a moralidade. Também verdadeira.

    Resposta correta: A

  • Algumas questões - como esta - servem pra me deixar na casa dos 40, 50 na classificação.

    Chamem o VAR!!!

  • Gente, e os sábados e domingos? Hospitais param atendimento ambulatorial em fins de semana também. Eles precisam ter continuidade, maaas... sei não hein!!! Perderia uma questão.

  • ...qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos. Olha a aberração aí gente kk

  • Se você acertou essa, então está estudando errado

  • Essa questão puxa mais da Sintaxe do Português que administração pública.

  • Você que errou a questão estude mais, principalmente estude a banca para o concurso que irá prestar.
  • Eu fico pensando o que passa na cabeça de uma pessoa que defende a banca em uma situação dessas.

  • O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos.

    Generalizou demais, toda regra tem exceção.