SóProvas


ID
1452826
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O processo de armazenamento que permite a leitura de um arquivo simultaneamente por diversas unidades, aumentando o desempenho e segurança, é denominado

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras.


  • FUI NO CHUTE!

  • RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks ou, em tradução livre, algo como "Matriz Redundante de Discos Independentes". Trata-se, basicamente, de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.

    E o que é unidade lógica? Em poucas palavras, no que se refere a RAID, trata-se de fazer com que o sistema operacional enxergue o conjunto de HDs como uma única unidade de armazenamento, independente da quantidade de dispositivos que estiver em uso. Hoje, além de HDs, é possível montar sistemas RAID baseados em SSD.

    Fazer com que várias unidades de armazenamento trabalhem em conjunto resulta em muitas possibilidades:

    - Se um HD sofrer danos, os dados existentes nele não serão perdidos, pois podem ser replicados em outra unidade (redundância);

    - É possível aumentar a capacidade de armazenamento a qualquer momento com a adição de mais HDs;

    - O acesso à informação pode se tornar mais rápido, pois os dados são distribuídos a todos os discos;

    - Dependendo do caso, há maior tolerância a falhas, pois o sistema não é paralisado se uma unidade parar de funcionar;

    - Um sistema RAID pode ser mais barato que um dispositivo de armazenamento mais sofisticado e, ao mesmo tempo, oferecer praticamente os mesmos resultados.

  • Ótima expilicação sobre o assunto :
     http://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-raid/651

  • Bom lembra que a questão esta falando de RAID 1(...), e não de RAID 0.


  • RAID 0 - Torna o sistema mais rápido; RAID 1 - Torna o sistema mais seguro.

    O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos: tornar o sistema de disco mais rápido (isto é, acelerar o carregamento de dados do disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data stripping ou RAID 0) e/ou tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento (mirroring ou RAID 1). Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.

  • RAID: uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.


    Trata-se de fazer com que o sistema operacional enxergue o conjunto de HDs como uma única unidade de armazenamento, independente da quantidade de dispositivos que estiver em uso. Hoje, além de HDs, é possível montar sistemas RAID baseados em SSD.

  • Eu também chutei concuseira convocada

  • Preparou, chutou e isolooou... kkkkkkk

  • RAID

    Tecnologia para armazenamento de dados em HDs que aumenta os recursos do barramento

    utilizado (seja SATA ou SCSI). Com o RAID (Tabela Redundante de Discos Independentes) é

    possível combinar vários HDs para que estes funcionem como se fossem um único disco.

    Quando ligamos dois HDs num computador, eles são completamente independentes entre si, “nem

    se ajudam, nem se atrapalham”, mas, com RAID, haverá uma relação estreita entre eles, que pode ser

    definida pelo modo de operação escolhido do RAID.

    JOÃO ANTONIO, 2014.

    RJGR

  • Pelo jeito, o que definiu a classificação para o DPE-MT foi informática e não as específicas.

  • só conhecia o RAID mata insetos.

  • Para analista com certeza estava mais facil.


  • Chutei tambem kkkk

  • RAID - permite a divisão de dados (Raid 0) e o espelhamento (Raid 1). A tecnologia que permite ampliar os recursos dos HDs. 

  • Raid: Matriz redundante de Discos independentes. Trata-se, basicamente, de uma solução computacional que COMBINA VÁRIOS DISCOS RÍGIDOS (HD´s) PARA FORMAR UMA ÚNICA UNIDADE lógica de armazenamento de dados.

    RAID 0 ou striping (fracionamento): os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuidos entre os discos. Uma falha em qualquer um dos discos pode ocasionar perda de informações para o sistema. Divisão de dados, ganha performance.

    RAID 1 ou mirroring (espelhamento): uma unidade "duplica" a outra. Se o disco principal falhar, os dados podem ser recuperados imediatamente porque existem cópias no outro. Ganha segurança, redundância. 

    RAID 0+1 : o 0 grava só a metade. Ganha performance. O 1 é a redundancia, ganha segurança.

  • Apenas informação complementar sobre a letra A:

    "Hash é uma noção simples de arranjo comum, sendo uma estrutura de dados do tipo dicionário. A idéia central do Hash é utilizar uma função, aplicada sobre parte da informação (chave), para retornar o índice onde a informação deve ou deveria estar armazenada. Esta função que mapeia a chave para um índice de um arranjo é chamada de Função de Hashing."

  • Pior prova de informatica da FGV, que respondir!

  • fui no chute e tomei no cu, errei

  • RAID 0

  • O RAID oferece segurança e confiabilidade por meio da adição de redundância. Se um disco falhar, o outro continua funcionando normalmente e o usuário nem percebe diferença. O administrador é avisado pelo sistema e substitui o disco que falhou. Apesar disso, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação ou contra a falha simultânea dos dois discos. Falhas de energia, código errado de  ou erros operacionais podem danificar os dados de forma irrecuperável. Por este motivo, mesmo usando-se o RAID não se dispensa a tradicional cópia de .

  • chute certeiro.

    Lembrei das minhas épocas de RAID quando jogava world of warcraft!

    Matando Illidan em Black Temple...aiai

    euehuehueheuhehu

  • errei todas dessa banca,maldita!

  • GAB. B)

    RAID

  • O RAID é uma solução computacional que permite combinar vários discos rígidos, fazendo com que o sistema operacional enxergue o conjunto de discos rígidos como uma única unidade de armazenamento, independentemente da quantidade de discos rígidos em uso.