SóProvas


ID
145351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Até recentemente, os administradores de redes de comunicação preocupavam-se apenas com o tráfego de dados, e questões como qualidade de serviço e variação de atraso ainda não eram tão críticas. Com a convergência de dados e mídia (voz e vídeo), o cenário mudou bastante e essas questões tornaram-se de suma importância. No que se refere a esse assunto, e à convergência de serviços, de protocolos e de aplicações, julgue os itens subsequentes.

Em uma mensagem SIP request, o campo call-ID é utilizado para identificar o usuário que iniciou a chamada; dessa forma, o call-ID é um identificador único de usuário utilizado nas mensagens pelo SIP.

Alternativas
Comentários
  • O call-ID é o identificador único da chamado e não do usuário.

    From: Ronen <sip:44441234@audiocodes.com> (identificador do usuário que iniciou a chamada)
    To: Trainee <sip:55551234@audiocodes.com.>
     

  • Existe mensagem SIP request?
  • Cabeçalho
        Na versão 1 do SIP, o SIPv1(RFC 2543), existiam 4 tipos de campos de cabeçalho: Geral, Requisição, Resposta e Entidade. Como Não eram usado pelo protocolo, a versão 2, o SIPv2(RFC 3261), não incluía essas classificações.
        O cabeçalho SIP, em geral, segue as mesmas regras do cabeçalho HTTP, eles seguem esse escopo, header:field, onde header é um marcador que representa o nome do campo de cabeçalho e field um marcador que representa a informação do cabeçalho [1]. Ambos os marcadores são case insensitive , campos de cabeçalhos que não conseguem ser entendidos pelos servidores são ignorados.Alguns exemplos de cabeçalho são mostrados abaixo, o caractere entre parêntese representa a forma simplificada de representar esse cabeçalho:
    • Call-ID(i)- cabeçalho indispensável numa comunicação SIP, ele serve como identificador único para uma mensagem,  ele é gerado localmente de maneira randômica, contem um @ e um endereço de IP do transmissor. Exemplo de uso: i:34d54321a6cc5676@146.164.98.78
    • From(f)- cabeçalho necessário em toda comunicação SIP, ele identifica o transmissor de determinada requisição. Exemplo de uso: From:<sip:igorvaz@gmail.com>
    • Date- cabeçalho não obrigatório que indica a data  em que uma resposta ou requisição foi enviada, esse campo segue o padrão de data do HTTP. Exemplo de uso: Date: Fri, 9 Jun 2006 23:29:00 GMT.
    • CSeq- cabeçalho obrigatório que funciona como um contador para cada requisição feita, com exceção de ACK e CANCEL. O Cseq é utilizado pelos UAS para diferenciar uma requisição nova de uma retransmissão e utilizado pelos UAC para identificar a qual requisição uma determinada resposta pertence. Exemplo de Uso: CSeq: 3 OPTIONS
    • Proxy-Authorization – Cabeçalho que contém as informações de UA solicitando autorização em um servidor Proxy, ele pode responder com uma mensagem 407 Proxy Authentication Required contendo um desafio.
  • Conforme chamou a atenção o colega Hetug Porto, entendo que, pra começar, não há mensagem REQUEST no SIP.

     

    Temos as mensagens de clienteINVITE, re-INVITE, ACK, CANCEL, BYE, OPTIONS e REGISTER.

     

    Temos as mensagens de servidor: 1XX, 2XX, 3XX, 4XX, 5XX e 6XX.

     

    De qualquer forma, o campo Call-ID é um identificador único de chamada.

  • Assertiva ERRADA.

    .

    .

    O campo que identifica o USUÁRIO que gerou a chamada é o campo "from". O campo "call-id" serve para identificar a CHAMADA.