SóProvas


ID
1453531
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um determinado órgão público recebeu notificação de cobrança de um credor que havia fornecido bens ao órgão no exercício anterior, mas que estava pendente em decorrência de não conformidade com a descrição do empenho, que foi anulado. Ao final do exercício em curso o fornecimento foi atestado e o credor reclamou o pagamento.

Tal pagamento se enquadra como:

Alternativas
Comentários
  • Olá.

    Segundo Manual Aplicado ao Setor Público, Parte I, Restos a Pagar.

    A inscrição de despesa em restos a pagar não processados é procedida após a anulação dos empenhos que não podem ser inscritos em virtude de restrição em norma do ente, ou seja, verifcam-se quais despesas devem ser inscritas em restos a pagar e anulam-se as demais para, após, inscrevem-se os restos a pagar não processados do exercício. Bom Estudo a todos.

  • Lei nº 4.320-64

    Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

    São despesas que, por competência, pertencem a exercícios pretéritos, todavia, estão sendo pagas no momento presente, à custa do orçamento em curso.

  • Gab B.

    Não entendi pq não é 'restos a pagar não processados'. Alguém poderia esclarecer?

  • Restos a Pagar  -----> Processados: Empenho e Liquidação

    Restos a Pagar ------> Não processados: Somente Empenho                                                             
    Despesas de Exercício Anterior: Não houve empenho ou empenho foi cancelado!!!
  • MCASP 6ª Edição

    4.8. Despesas de Exercícios Anteriores
    (...)

    As despesas que não se tenham processado na época própria são aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.

    Os restos a pagar com prescrição interrompida são aqueles cancelados, mas ainda vigente o direito do credor. 

    Os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício são aqueles cuja obrigação de pagamento foi criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente

  • RESOLUÇÃO:

             Pessoal, o comando da questão descreve um fornecimento de bens em um exercício X1 a um órgão por conta de um empenho que havia sido feito e que foi anulado no exercício X0 (anterior a X1). De qualquer forma vamos analisar as alternativas:

             A alternativa A) está errada. Isso porque a alternativa descreve uma hipótese de Despesa de Exercícios Anteriores que não se amolda ao comando da questão, uma vez que “compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício” derivam de obrigação criada em virtude de lei, reconhecido apenas após o encerramento do exercício vigente. Veja-se:

    Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercícioa obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.

             A alternativa B) está certa, porque o que o comando da questão descreve é justamente uma das hipóteses de Despesa de Exercícios Anteriores:

    Despesas que não se tenham processado na época própria: aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.

    A alternativa C) está errada, porque despesas extraorçamentárias são aquelas que não constam na LOA, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, fianças e cauções; pagamentos de restos a pagar; resgate de operações de crédito por antecipação de receita; e recursos transitórios.

             A alternativa D) está errada, porque Restos a Pagar Processados são despesas empenhadas, liquidadas e não pagas até 31 de dezembro doe exercício vigente.

             A alternativa E) está errada, porque Restos a Pagar Não Processados são despesas empenhadas e que não percorreram o estágio da liquidação até 31 de dezembro do exercício vigente.

    Gabarito: LETRA B

  • DEA - 3 situações:

    1a) desp. exerc. encerrados (havia dotação própria, saldo suficiente, NÃO houve processamento na época própria) - Gabarito

    2a) RP com prescrição interrompida (Letra "E" foi genérica)

    3a) Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício CORRESPONDENTE (creio na Letra "A" ter faltado, aos moldes da FGV, faltado esta última palavra "correspondente").

    Bons estudos.