SóProvas


ID
1453738
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao desenvolver arranjo de documentos permanentes de uma empresa, um arquivista analisa o material a ser arranjado em termos de: 1- conteúdo, 2- proveniência, 3- tipo de material, 4- origens funcionais; 5- história da entidade.
Destes, somente dois podem ser detectados por meio do exame da documentação, que são os de números

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber, das análises informadas, as duas que exigem ter o documento em mãos para detectar sua análise.

    Sabendo disso, fica claro que a opção "conteúdo" é uma das respostas, pois não se pode saber qual o conteúdo do documento sem ter acesso ao mesmo.

    Assim, passando para análise dos demais, é descartada a proveniência, que é o princípio segundo o qual o documento feito por uma entidade/pessoa, não deve ser misturado ao de outra, deve ser ligado ao seu produtor.

    Em análise das opções, resta a letra D, que inclui o tipo de material, por motivos óbvios, é preciso examinar o documento para saber qual o tipo de material do mesmo.

    Para a origem funcional não é necessário analisar o documento, pois a mesma pode ser verificada pela tramitação do documento. Elimina-se também a história da entidade, que não guarda relação direta com o documento, sendo desnecessário examinar o documento para saber a história da entidade.