SóProvas


ID
1454218
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Durante muito tempo os arquivistas cometeram muitos erros, alguns irreparáveis, ao organizar os arquivos por assunto, por tema ou por algum outro fator. Segundo os autores canadenses Rousseau e Couture, o princípio que deu uma personalidade disciplinar própria aos arquivistas, fornecendo-lhes uma maneira original de abordar os arquivos e permitindo-lhes evitar esses erros, é o princípio:

Alternativas
Comentários
  • C) princípio da proveniência
    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo(1) produzido por uma entidade
    coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

  • Letra C - Princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos.


    Também conhecido pelo nome de “respeito aos fundos”, o princípio da proveniência preconiza que devem ser mantidos reunidos, em um mesmo fundo, todos os documentos oriundos de uma mesma fonte produtora de arquivo.


  • princípio do respeito aos fundos é um conceito básico da Arquivística elaborado pelo historiador francês Natalis de Wailly .

    O conceito de "respeito aos fundos" estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras. De Wailly, que na França foi chefe da Seção Administrativa dos Arquivos Departamentais do Ministério do Interior, inspirou uma circular assinada pelo ministro Duchatel e divulgada a 24 de abril de 1841, que é a "certidão de nascimento" da noção de fundos de arquivos. Eis seus termos: "...reunir os documentos por fundos, isto é, reunir todos os títulos provindos de uma corporação, instituição, família ou indivíduo, e dispor em determinada ordem os diferentes fundos (...) Documentos que apenas se refiram a uma instituição, corporação ou família não devem ser confundidos com o fundo dessa instituição, dessa corporação ou dessa família..."

    O evidente valor teórico de tal princípio, não menor que seu interesse prático para a classificação dos arquivos, foi, de imediato, reconhecido pelos arquivistas e historiadores da maioria dos países da Europa, tendo chegado, tardiamente, aos Estados Unidos da América, em princípios do século XX. A sua consagração definitiva se deu somente em 1964, durante o V Congresso Internacional de Arquivos, realizado em Bruxelas.

     

    ALTERNATIVA C

    BONS ESTUDOS 

  • GABARITO: Princípio da Proveniência!!!! :P

  • Gabarito: C

  • Resolução: o primeiro passo é saber que se está trabalhando com um fundo documental único, ou seja, com um conjunto documental de uma única instituição. O Princípio que preconiza que os documentos de um fundo não podem ser misturados aos documentos de outros fundos é o de Respeito aos Fundos.

    Resposta: C

  • Resuminho básico mais cobrados.

    Princípio da PROVENIÊNCIA: tudo junto e sem misturar.

    Princípio da ORDEM-PRIMITIVA-SANTIDADE: manter contexto.

    Princípio da PERTINÊNCIA TEMÁTICA: o próprio nome já te ajuda (Organizar por tema).

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • Rousseau e Couture:

    "Sabemos agora que Natalis de Wailly acabava, com estas propostas, de dar uma personalidade disciplinar própria dos arquivistas fornecendo-lhes uma maneira original de abordar os arquivos, que permita evitar os graves e irreparáveis erros que se cometiam desde há muito com a organização dos arquivos por assunto, por tema ou por qualquer outro fator. Assim nasceu a primeira componente do princípio da proveniência segundo a qual cada um dos fundos de arquivo é diferente dos seus semelhantes."

    Fonte: Livro Fundamentos da disciplina arquivística (ed 1, pág 80)