SóProvas


ID
1454230
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considere as seguintes relações entre as normas internacionais ISAD (G) e ISAAR (CPF) e a norma brasileira NOBRADE:

I – a NOBRADE é a tradução das ISAD (G) e ISAAR (CPF);
II – a NOBRADE consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira;
III – a NOBRADE estabelece diretivas compatíveis com as internacionais ISAD (G) e ISAAR (CPF);
IV – a NOBRADE, ao contrário das normas internacionais, não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais.

São verdadeiras as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Nunca esquecer que qualquer assertiva que dizer pura e simplesmente que a Nobrade é uma tradução da ISAD-G está errada. Precisa complementar dizendo que é uma adaptação À realidade brasileira.

  • Incrível como dá para responder essa questão só sabendo que a a Nobrade não é uma tradução da ISAD (G) e sim uma adaptação. Acabei de comentar em outra questão falando do quanto já vi as bancas trocarem adaptação por tradução só para confundir.

     

    Nessa questão, se vocês repararem, a única alternativa que não contém a I (que está errada porque o certo é adaptação e não tradução) é a letra B. Mas, mesmo assim, vamos analisar:

     

    I – a NOBRADE é a tradução (adaptaçãodas ISAD (G) e ISAAR (CPF); Errado
    II – a NOBRADE consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira;  Certo
    III – a NOBRADE estabelece diretivas compatíveis com as internacionais ISAD (G) e ISAAR (CPF);  Certo 
    IV – a NOBRADE, ao contrário (assim como outras normas) das normas internacionais, não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais.  Errado

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I -  A NOBRADE é a norma de descrição adotada pelo sistema de arquivos brasileiro. Ela tem sua base na ISAD (G), que é uma norma internacional. Contudo, não é uma tradução da ISAD (G), e sim uma adaptação da mesma à realidade brasileira. Ainda, ela é compatível com a ISAAR (CPF)Errado.

    II - Correto, como na explicação do item anterior.

    III - Sendo a NOBRADE uma norma nacional com base nas normas internacionais ISAD (G) e ISAAR (CPF), nada mais lógico do que a mesma ser compatível com estas para ter fundamento técnico e operacional. Correto.

    IV - A NOBRADE não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais, assim como as normas internacionais. Errado.

    Portanto somente estão corretos os itens II e III.

    Gabarito do professor: Letra "B"