SóProvas


ID
1455310
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um gerente identificou em sua equipe um funcionário com grande potencial para crescer na empresa. O funcionário tem boa formação técnica, capacidades conceituais e analíticas bem desenvolvidas, bom relacionamento interpessoal e atitude proativa. No entanto, o gerente considera que o funcionário precisa “conhecer melhor a interação entre as diversas áreas e os projetos mais complexos que a empresa desenvolve”. Para atender a esse objetivo, seriam adequados os seguintes métodos de desenvolvimento de pessoas:

Alternativas
Comentários
  • são dez métodos de desenvolvimento de pessoas: Rotação de cargos; posições de assessoria; atribuições de comissões; aprendizagem técnica; estudo de casos; treinamento; jogos de empresas; centros de desenvolvimento internos; exercícios de simulação e participação em cursos e seminários externos.

    os que se aplicam: atribuições de comissões e posições de assessoria.

  • Se cabe responder por eliminação...

    - seminários externos divergem da proposta de conhcer melhor os projetos da empresa: tornam erradas as opções C e E.

    - treinamento comportamental não converge ao perfil do profissional apresentado: tornam erradas as opções  A e D.

    - Sobra a B como correta.

  • a) tutoria (mentoring - treinamento para o cargo) e treinamento comportamental (técnica de Desenvolvimento Organizacional - Treinamento de sensitividade)
    b) atribuição de comissões e posições de assessoria;
    c) participação em seminários externos (fora da organização) e rotação de cargos (ideal para o exemplo da questão)
    d) posições de assessoria e treinamento comportamental;
    e) atribuição de comissões e participação em seminários
    externos (fora da organização)

  • A questão, de cunho interpretativo, pede que você procure técnicas que permitam o funcionário ter a visão de outras áreas na organização,
    entendendo como as várias partes se conectam. A técnica que me veio à cabeça imediatamente foi a rotação de cargos, que não está presente nas alternativas. Apesar disso, ocupar posições em comissões e assessorias também permitem ganhar uma visão mais ampla sobre outras coisas que acontecem na organização, sendo a mais apropriada como resposta à esta questão.

     

    Gabarito: B

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Quando falamos de conhecimento da empresa como um todo e da dinâmica de suas diversas áreas, a primeira opção de aprendizagem que vem à minha cabeça é a rotação de cargos, técnica em que o treinamento passar por vários departamentos da empresa, “vivendo” a realidade e o trabalho de cada setor por um período. Mas esta opção não se encontra entre as alternativas, exceto na letra c), que não está correta, pois seminários externos são aqueles realizados fora da empresa, portanto não se traduz em contato com as diferentes áreas da organização. Assim, apontamos como alternativa correta a letra b), pois ao participar de comissões dentro da empresa e posições de apoio de outros profissionais (assessoria), conhece-se a realidade e se tem contato com outras pessoas e, consequentemente, outras áreas dentro da organização e suas atribuições.

    Gabarito: B

  • Alternativa A: Errado. A tutoria consiste na assistência que executivos da cúpula oferecem a pessoas que aspiram subir a níveis mais elevados na organização. É uma técnica que poderia auxiliar nos objetivos de treinamento abordados no enunciado. Porém, o treinamento comportamental é adequado para solucionar problemas das interrelações no contexto do trabalho por meio da modificação de atitudes. De acordo com o enunciado, o funcionário já possui bom relacionamento interpessoal e atitude proativa, ou seja, já apresenta bom comportamento. Dessa forma, a alternativa está incorreta.

    Alternativa B: Certo. A atribuição de comissões é uma oportunidade para a pessoa compartilhar da tomada de decisões, aprender pela observação e pesquisar problemas específicos da organização. Atribuições temporárias são interessantes e desafiadoras, pois aumentam a exposição da pessoa aos outros membros da organização, amplia a compreensão e proporciona oportunidades de crescimento. Posições de assessoria, por sua vez, significa dar a oportunidade para que a pessoa, com elevado potencial, trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização. Ambas as técnicas se mostram adequadas aos objetivos de desenvolvimento do funcionário em questão, que apresenta grande potencial, mas limitada visão da empresa.  

    Alternativa C: Errado. A participação em seminários externos consiste em uma forma tradicional de desenvolvimento por meio de cursos formais de leitura e seminários. Não seria adequada aos objetivos estabelecidos. A rotação de cargos, por sua vez, seria adequada para ampliar a visão do funcionário sobre a empresa, pois nessa técnica, o colaborador é movimentado para aprender as funções desempenhadas por seus colegas e obtém assim uma compreensão maior da organização.

    Alternativa D: Errado. Como mencionado anteriormente, posições de assessoria é uma técnica adequado aos objetivos estabelecidos. Porém, o treinamento comportamental não seria necessário pois o funcionário já apresenta atitudes proativas.  

    Alternativa E: Errado. A atribuição em comissões de adéqua aos objetivos do enunciado. A participação em seminários externos, por sua vez, por ser uma técnica tradicional de desenvolvimento por meio de cursos formais de leitura e seminários, não possibilita a ampliação da visão do funcionário acerca da sua organização. Por esse motivo, a alternativa está incorreta. 

    Gabarito: B

  • Posições de assessoria: Oferece oportunidade para que a pessoa com elevado potencial trabalhe provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido, em diferentes áreas da organização. Trabalhando como assistente de staff ou em equipes de assessoria direta, a pessoa pode desempenhar diferentes tarefas sob a condução apoiadora de um gerente.

    Atribuição em Comissões: Oferece oportunidade para o funcionário participar de comissões de trabalho - compartilhar da tomada de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização.

    Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim