SóProvas


ID
1455478
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Embora não seja viável dar conta da pobreza no capitalismo, nem em sua face material, pois, dialeticamente falando, riqueza e escassez fazem parte do mesmo todo, nem em sua face política, porque o mercado não suporta o papel de mero instrumento da cidadania, é possível arquitetar uma política mais adequada de combate à pobreza, que comece por admitir que política social, para ser “social”, precisa interferir nas relações de mercado – toda política social que não implica interveniência nas relações de mercado não é propriamente social, porque deixa tudo como está, mesmo sob os mais espetaculares discursos e projetos”. (Demo, 1997)

A partir dessa citação, pode-se depreender da visão do autor que:

Alternativas
Comentários
  • Características da Política Social na atualidade: focalização, privatização e descentralização. O Estado passa o seu papel de responsável pelas políticas para a empresas e sociedade! A  focalização dá-se com programas para os mais pobres, a seleção entre pobres com políticas de redistribuição de renda com impacto imediatista.

  • a

    uma política de combate à pobreza centrada na assistência e em medidas compensatórias deixa intocada a concentração de renda, pilar da desigualdade social;

     

     

  • Por que a D está errada?

  • A questão é de interpretação!

  • Fazendo "cá comigo" uma reflexão,no funfo todas têm um "V" de verdade. Mas a questão trata de algo que Demo traz  de forma interessantíssima - "política social, para ser “social”, precisa interferir nas relações de mercado". Aí é que tá. As políticas sociais trazem um lindo discurso, porém, não mexem no principal, que é o mercado (os meios de produão e as riquezas continuam concentradas nas mãos dos poucos ricos desse país, intocados). A exemplo da política de transferência de renda que é uma política alienante. Melhorou um pouco a vida de algumas pessoas? Sim, melhorou. Mas continua  sendo uma política alienante que não interfere no mercado; nem nos meios de produção capitalista; tampouco  na concetração de renda e riqueza.  Por isso a alternativa A. 

  • Qual seria o erro da alternativa D? Vontade política?

  • quem marcou a DDDDDDDDDDD kkkk