SóProvas


ID
1455595
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Suponha que um auditor independente, tendo obtido Evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações financeiras. Sendo assim, esse auditor deverá emitir um Relatório:

Alternativas
Comentários
  • Opinião adversa

    8. O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria

    apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são

    relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

  •  a) com Ressalva: conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não são generalizadas para as demonstrações financeiras.

     b) com Abstenção de opinião: conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes e generalizadas.

     c) com Opinião adversa: GABARITO

     d) sem Ressalva: este é normalmente denominado limpo, ou seja, sem exceção e sem qualquer parágrafo adicional.

     e) com Parágrafo de ênfase: é o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações financeiras que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental o entendimento.

    Plus: Relatório com parágrafo de outros assuntos:  é o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações financeiras e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários.

     

    (Fonte: Livro de auditoria, autor: Almeida, Marcelo Cavalcanti, 8ª edição, atlas, 2012).