SóProvas


ID
1455742
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

“Brasileiro adora elogio de estrangeiro. Ninguém questiona quando falam bem da gente. Quando nos criticam, porém, a história é outra. Quem nos critica é mal-intencionado – ou quer nos colonizar.

Se a revista Economist publica na capa o Cristo Redentor em forma de foguete, com a manchete 'o Brasil decola', é chamada de “a melhor revista do mundo". Se traz o mesmo Cristo Redentor voando desgovernado, com a pergunta 'O Brasil estragou tudo?', é acusada de 'instrumento do capital internacional'.

Muito da dificuldade que encontramos em lidar com a crítica decorre de insegurança em relação a nossa identidade nacional. Não sabemos bem quem somos."

(Alexandre Vidal Porto. Folha de São Paulo.)

Segundo o cronista, o brasileiro

Alternativas
Comentários
  • No útlimo parágrafo ele ja responde a pergunta: ''...Muito da dificuldade que encontramos em lidar com a crítica decorre de insegurança em relação a nossa identidade nacional. Não sabemos bem quem somos.''

  • O último parágrafo afirma que a dificuldade em lidar com a crítica decorre da insegurança, e não que mostramos insegurança, conforme  a letra e. Pra mim é uma questão muito malfeita.

  • Concordo com o Lucas, a insegurança tem relação com a nossa identidade nacional e não com as críticas. O texto deixa clro que não aceitamos críticas provenientes de opiniões estrangeiras.

  • a) não aceita críticas quando elas partem de órgãos internacionais.

    O texto não falou especificamente de órgãos internacionais em momento nenhum, e deixa claro que não aceita críticas vindas do exterior de modo geral, e não apenas de órgãos internacionais.

    b) capitaliza a seu favor todas as apreciações negativas publicadas.

    "Quando nos criticam, porém, a história é outra. Quem nos critica é mal-intencionado – ou quer nos colonizar." Esse trecho claramente demonstra que as apreciações negativas não são capitalizadas a favor.

     c) critica os estrangeiros por seu envolvimento com o capital internacional.

    Erro de extrapolação. Não há crítica a estrangeiros de modo geral por envolvimento com o capital internacional.

     d) consegue identificar os reais motivos das críticas contra o Brasil.

    "Muito da dificuldade que encontramos em lidar com a crítica decorre de insegurança em relação a nossa identidade nacional. Não sabemos bem quem somos."

     e) mostra insegurança diante de julgamentos contrários.

    O mesmo dito em relação a letra D pode justificar essa alternativa. GABARITO E.


  • Toda a calma é pouca para FGV, não há citação de "órgãos internacionais"