SóProvas


ID
1455748
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

“Brasileiro adora elogio de estrangeiro. Ninguém questiona quando falam bem da gente. Quando nos criticam, porém, a história é outra. Quem nos critica é mal-intencionado – ou quer nos colonizar.

Se a revista Economist publica na capa o Cristo Redentor em forma de foguete, com a manchete 'o Brasil decola', é chamada de “a melhor revista do mundo". Se traz o mesmo Cristo Redentor voando desgovernado, com a pergunta 'O Brasil estragou tudo?', é acusada de 'instrumento do capital internacional'.

Muito da dificuldade que encontramos em lidar com a crítica decorre de insegurança em relação a nossa identidade nacional. Não sabemos bem quem somos."

(Alexandre Vidal Porto. Folha de São Paulo.)

O segundo parágrafo do texto apresenta

Alternativas
Comentários
  • Não poderia ser a letra D

    "subserviência":

    substantivo feminino

    1.

    sujeição servil à vontade alheia, submissão voluntária a alguém ou a alguma coisa; servilismo.


    2.

    ato ou efeito de bajular; adulação, bajulação.


  • Não, Rayssa. Você mesma já definiu subserviência. Bons estudos

  • Questão gera uma dúvida entre as letras A e B. Fica-se com a letra A porque a letra B apresenta a conjunção condicional 'se", o que afasta a possibilidade de ser um resumo factual. 

  • Caros colegas,

    **Não me atrevo a comentar questões de língua portuguesa, mas uma dica boa é: vejam as aulas de Júnia Andrade (Profª. do ponto dos concursos). Há vários vídeos disponíveis de interpretação e compreensão de textos direcionados para banca FGV.  Acho que agora, depois de assistir à vários vídeos estou pegando o jeito da banca.

     

    Sobre a questão...

    Como a prova aborda textos argumentativos (não é regra), mas na maioria das vezes sim, devemos nos atentar a algumas coisas importantes:

    1ª - Título - síntese da tese

    2ª - Introdução - Primeira afirmação do texto - será a tese (objetivo central do texto)

    3ª - Desenvolvimento - Podem possuir duas estruturas - 1ª. Argumentos (defesa da tese) - 2ª. Estratégia argumentativa (testemunho de autoridade, números estatísticos, exemplos, etc)

    4ª - Conclusão - Reafirmação da tese (retoma).

     

     

    Dica: Foque no comando da questão - vai direto para o 2º parágrafo - atenha-se somente a esse trecho. Esqueça o resto!!! 

     

    a) argumento que comprova a opinião do primeiro parágrafo. - desenvolvimento que tem por finalidade comprovar a tese feita no primeiro parágrafo. (CORRETA)

     b) explicação para os segmentos teóricos anteriores. - não está explicando, utilizando os conectivos "porque, portanto..." (ERRADA)

     c )resumo factual de tudo o que foi dito anteriormente. - desenvolvimento não é resumo. (ERRADA)

     d) exemplificação comprovadora de nossa subserviência. - fiquei em dúvida nesta, mas julguei como juízo de valor a palavra "comprovada", e além disso não se trata de uma exemplificação comprovada, pois é hipotética. (ERRADA)

     e) enumeração de fatos que mostram nosso próprio desconhecimento. - não esta enumerando nada. (ERRADA)

     

    Se estiver equivocado, corrijam-me.

     

    Bons estudos!

     

     

  • Como vocês identificaram o início do 2º parágrafo se o texto foi escrito todo junto? Fiquei sem entender se a pergunta era sobre a 2ª frase do texto ou sobre o 2º parágrafo realmente. Onde iniciou o 2º parágrafo?

  • Só achei o 1º parágrafo...