SóProvas


ID
1455961
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O prazo de guarda dos documentos vincula-se à determinação do valor do documento de acordo com os seguintes fatores: freqüência de uso, prazos prescricionais, prazos precaucionais e os documentos cujas informações existem em outras fontes, chamados

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

     

    Prazo de Guarda dos Documentos

     

    Prazo de guarda é o período em que o documento deve ser mantido nos arquivos correntes e intermediário. O prazo de guarda vincula-se à determinação do valor do documento, de acordo com os seguintes fatores:

     

    • freqüência de uso das informações contidas nos documentos; • existência de leis ou decretos que regulem a prescrição legal de documentos (prazos prescricionais); • existência de outras fontes com as mesmas informações (documentos recapitulativos); • necessidade de guarda dos documentos por precaução, em virtude das práticas administrativas (prazos precaucionais).

     

    O período em que o documento deverá ficar arquivado na fase corrente será chamado, tecnicamente, de prazo de guarda na fase corrente e, naturalmente, o período definido para o mesmo na fase intermediária será o prazo de guarda na fase intermediária. O termo prazo de guarda, quando não houver explicitação de fase será, portanto, a soma das duas fases em questão.