-
VALENTINI (2013) — MICROFILMAGEM DE SUBSTITUIÇÃO – Ocorre quando o documento microfilmado não tem valor permanente (secundário), podendo, dessa forma, ser eliminado. Assim, libera espaço nos arquivos corrente e intermediário. Como o documento original (no suporte papel) será eliminado, substituiremos o mesmo pelo microfilme.
MICROFILMAGEM DE PRESERVAÇÃO – Ocorre quando o documento original tem valor permanente (secundário). Por essa razão, mesmo microfilmado, ele nunca poderá ser eliminado. Será preservado em definitivo. A razão da microfilmagem é preservar o documento original, sendo utilizado o microfilme para fins de consulta.
-
Só para acrescentar, ainda existe a microfilmagem de segurança e de complemento. A primeira é aquela utilizada para garantir a autenticidade da informação e a última é utilizada pra manter no arquivo de uma instituição documentos que pertentem a outras instituições.
A página do Concurseiro24h explica bem direitinho e ainda dá algumas dicas super valiosas para questões de microfilmagem. Quem estiver a fim de conferir: https://concurseiro24horas.com.br/artigo/237/cespionando-arquivologia-microfilmagem.html
-
Microfilmagem de complemento: Microfilme cujo conteúdo serve para complementar ou suplementar acervo.
Microfilmagem de preservação: Microfilme que serve à preservação de documentos originais, protegendo-os do uso e manuseio constantes.
Microfilmagem de substituição: Microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.
Microfilmagem de segurança :Microfilme que serve de cópia de segurança, devendo ser armazenado em local distinto dos documentos originais, de preferência em câmara de segurança (caixa-forte).