SóProvas


ID
1456576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sr. X é um gerente com dedicação extremada à família e, sempre que as atividades profissionais o permitem, dirige-se a locais bucólicos e realiza atividades lúdicas com seus familiares. Com o passar do tempo, Sr. X entende que o serviço não merece a sua dedicação total e passa a delegar mais e mais tarefas aos seus subordinados, incluindo a assinatura de documentos importantes que, na sua seção, ocorre mediante meio eletrônico, utilizando um token cadastrado. Sendo frequente a sua ausência do local de trabalho com o argumento de visitas constantes a clientes, a portadora do token passa a ser sua fiel secretária. Ocorre que houve a detecção de diminuição das operações na agência dirigida por Sr. X, o que gerou a visita surpresa de representantes da auditoria interna, os quais constataram inúmeras irregularidades, além das descritas anteriormente.
Nessa situação, sob a perspectiva ética,

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação. Onde o examinador coloca que foram detectadas inúmeras regularidades.

    Sr. X é um gerente com dedicação extremada à família e,(...)  utilizando um token cadastrado. Sendo frequente a sua ausência do local de trabalho com o argumento de visitas constantes a clientes, a portadora do token passa a ser sua fiel secretária. Ocorre que houve a detecção de diminuição das operações na agência dirigida por Sr. X, o que gerou a visita surpresa de representantes da auditoria interna, os quais constataram inúmeras irregularidades, além das descritas anteriormente.
    Nessa situação, sob a perspectiva ética,

  • a unica irregularidade e : o compartilhamento de senhas pessoais é considerado uma grave falta.

  • Detesto questões fáceis, questão fácil é questão que todo mundo acerta.

  • O Código de Ética do Banco do Brasil traduz os valores que devem ser observados e cultivados por todos os escalões da empresa no relacionamento com os diversos segmentos da sociedade.

    O Código de Ética do BB assegura a cada funcionário o acesso às informações pertinentes à sua privacidade, bem como o sigilo destas informações ressalvados os casos previstos em lei, e garante que todas as transações e decisões sejam autorizadas pela instância que possui a competência e a alçada para deliberação.

    Importante destacar, ainda, nesse contexto, que o Código Penal prevê, no art. 325, o crime de violação de sigilo funcional, prevendo, no inciso I do parágrafo 1º, que nas mesmas penas incorre quem permite ou facilita, mediante atribuição, fornecimento e empréstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas não autorizadas a sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública.

    Portanto, sob a perspectiva ética, o compartilhamento de senhas pessoais é considerado uma grave falta.


    Resposta: C.
  • Gabarito letra C, pois o Sr. X não deveria designar o uso do token a nenhum outro funcionário, sendo o token um objeto de uso restritamente pessoal.