SóProvas


ID
1457059
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          Conselhos ao candidato

    Certa vez um enamorado da Academia, homem ilustre e aliás perfeitamente digno de pertencer a ela, escreveu-me sondando-me sobre as suas possibilidades como candidato. Não pude deixar de sentir o bem conhecido calefrio aquerôntico, porque então éramos quarenta na Casa de Machado de Assis e falar de candidatura aos acadêmicos sem que haja vaga é um pouco desejar secretamente a morte de um deles. O consultado poderá dizer consigo que “praga de urubu não mata cavalo". Mas, que diabo, sempre impressiona. Não impressionou ao conde Afonso Celso, de quem contam que respondeu assim a um sujeito que lhe foi pedir o voto para uma futura vaga:

    -Não posso empenhar a minha palavra. Primeiro porque o voto é secreto; segundo porque não há vaga; terceiro porque a futura vaga pode ser a minha, o que me poria na posição de não poder cumprir com a minha palavra, coisa a que jamais faltei em minha vida.

    Se eu tivesse alguma autoridade para dar conselhos ao meu eminente patrício, dir-lhe-ia que o primeiro dever de um candidato é não temer a derrota, não encará-la como uma capitis diminutio, não enfezar com ela. Porque muitos dos que se sentam hoje nas poltronas azuis do Trianon, lá entraram a duras penas, depois de uma ou duas derrotas. Afinal a entrada para a Academia depende muito da oportunidade e de uma coisa bastante indefinível que se chama “ambiente". Fulano? Não tem ambiente. [...]

    Sempre ponderei aos medrosos ou despeitados da derrota que é preciso considerar a Academia com certo senso de humour. Não tomá-la como o mais alto sodalício intelectual do país. Sobretudo nunca se servir da palavra “sodalício", a que muitos acadêmicos são alérgicos. Em mim, por exemplo, provoca sempre urticária.
    
    No mais, é desconfiar sempre dos acadêmicos que prometem: “Dou-lhe o meu voto e posso arranjar-lhe mais um". Nenhum acadêmico tem força para arranjar o voto de um colega. Mas vou parar, que não pretendi nesta crônica escrever um manual do perfeito candidato.

     (BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993, vol. único, p. 683-684)

*aquerôntico =relativo ou pertencente a Aqueronte, um dos rios do Inferno, atravessado pelos mortos na embarcação conduzida pelo barqueiro Caronte.

*capitis diminutio:expressão latina de caráter jurídico empregada para designar a diminuição de capacidade legal.

No Dicionário Houaiss encontra-se que sodalício é palavra que designa grupo ou sociedade de pessoas que vivem juntas ou convivem em uma agremiação; confraria.

Deduz-se corretamente que, segundo o autor, o emprego da palavra reflete

Alternativas
Comentários
  • Por que nao pode ser a letra a?

  • Jayanne, creio que quando ele diz "Sobretudo nunca se servir da palavra “sodalício", a que muitos acadêmicos são alérgicos" deduz-se que se os outros acadêmicos são alérgicos (não gostam dessa palavra) então eles a conhecem, porém não gostam de usá-la.

  • a) ERRADA

    a) prepotência, como demonstração de conhecimentos que ultrapassam o dos demais acadêmicos. 

    Todos os acadêmicos, em tese, possuem o mesmo nível de conhecimentos. Desta forma, utilizar o termo sodalício não significa que o acadêmico que o utiliza quer demonstrar maiores conhecimentos.


    d) CERTA

    d) pedantismo, tendo em vista tratar-se de termo praticamente desconhecido no uso diário da língua.

    Os acadêmicos são pessoas cultas e todos sabem o valor e a adequação de cada palavra.

    Pedante é que ou quem mostra modos de dizer ou de fazer, que não só não é natural, mas até forçado.


    "pedante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/pedante [consultado em 25-03-2015].


  • Significado de Pedante

    adj. Característica do que ou de quem ostenta certa cultura ou erudição.
    s.m e s.f. Pessoa que exibe conhecimentos os quais não possui.
    Pessoa que se auto-valoriza mostrando conhecimentos ou qualidades superiores aos que realmente dispõe; pretensioso.
    (Etm. do italiano: pedante)

  • Complicada essa.. acho que por eliminação até conseguimos chegar à letra D, mas apenas lendo o texto não é possível identificar que o autor quis dizer que o uso de "sodalício" reflete pedantismo. Se alguém conseguiu ver isso no texto por favor me envie uma mensagem. Obrigada e bons estudos!

  • Alguém pode me dizer por que não pode ser a letra c?

  • @JANICE BÊN: o uso da palavra até pode demonstrar um bom nível de conhecimento, mas nesse caso, por que os acadêmicos sentiriam aversão, incluindo o próprio Manual Bandeira?

  • Questão de sorte, não de interpretação. 

  • Galera, se possível, indiquem para comentário do professor. Vi nas estatísticas, muitas pessoas erraram. =/

    Bons estudos.

  • Nao encontrei resposta correta, exceto aqui o examinador decidiu ser.

  • "Não tomá-la como o mais alto sodalício intelectual do país. Sobretudo nunca se servir da palavra “sodalício", a que muitos acadêmicos são alérgicos. Em mim, por exemplo, provoca sempre urticária."

    Partindo do significado da palavra sodalício ,  explicado no enunciado da questão, e com a afirmação do autor, "nunca se servir" de tal palavra. Podemos inferir que é uma ignorância utilizar a palavra sodalício  pois a mesma não traduz o senso de humor da academia, tornando-se obstáculo intransponível para eleição. 

    "Sempre ponderei aos medrosos ou despeitados da derrota que é preciso considerar a Academia com certo senso de humour"

    Gabarito E. (minha opinião)


  • Pedantismo : Qualidade ou característica daquele que é Pedante; Qualidade ou característica daquele que age com extrema arrogância, vaidade e alardeando conhecimento ou qualidades que em fato não possui; é a necessidade de auto-afirmação. CORRETO

    .Reflete no " mais alto sodalício de país"

    Prepotência : É um sentimento falso de superioridade, ou de auto afirmação, da pessoa que se acha superior as demais...ERRADO, pois na letra A define como se fosse uma pessoa que possui , de fato,mais conhecimento que os demais .



  • Fiquei na dúvida entre a opção A e a D, eliminei as outras. aí marquei a A e errei, mas acredito que o erro da A não é a prepotência, e sim o restante da afirmativa, "como demonstração de conhecimentos que ultrapassam os demais academicos". Aguardando comentários do professor...

  • Questãozinha safada!

  • " Não tomá-la como o mais alto sodalício intelectual do país. Sobretudo nunca se servir da palavra sodalício, a que muitos acadêmicos são alérgicos. Em mim, por exemplo, provoca sempre urticária."

    O trecho deixa muito claro que o autor, assim como muitos intelectuais, não gostam do termo.

    Letra A) Ele afirma que os demais intelectuais não gostam da palavra, logo eles a conhecem e não se pode afirmar que o autor tem conhecimentos que ultrapassam os demais acadêmicos.


  • Penso que o pessoal da academia de letras não gosta da ideia de confraria. A academia de letra não passa de uma confraria de letrados  ( manos).  Manuel Bandeira foi bem esperto na escolha da palavra.

  • Sodalício também significa "tribunal" Não?... Há nos julgados a expressão "sodalício mineiro".

  • Letra A a frase refere-se a prepotência ao uso da palavra sodalício, como demonstração de conhecimentos que ultrapassam os demais acadêmicos. 

    Na realidade não há prepotência ao uso da palavra pelos acadêmicos da Academia de Letras, uma vez que eles são conhecedores da norma culta.

    Letra D seria a correta porque pedantismo significa aquele que ostenta cultura, razão pela qual provoca a palavra sodalício urticária ao autor do texto.


  • Acredito que o proprio enunciado da questao induz a pessoa ao erro. Marquei letra C. Realmente essa interpretacao que o que o autor quis dizer eh pedantismo, convenhamos, esta muito IMPLICITA, quase invisivel.

  • Duvido que o Manoel Bandeira, se fizesse a prova, marcaria essa alternativa.

  • pedante

    adjetivo e substantivo de dois gêneros

    1. que ou o que se exprime exibindo conhecimentos que não possui.

    2. que ou o que se expressa ostentando cultura e erudição.

     

    prepotente

    adjetivo de dois gêneros

    que revela prepotência; despótico, opressor, tirano.

  • E por que não seria ignorância do pretenso candidato lançar mão do termo 'sodalício', haja vista que os internos é que sabem quão referida palavra é refutada do ambiente acadêmico?

    Há duas ou mais interpretações para essa questão, e nenhuma delas está absolutamente certa ou errada. Portanto, reputo-lhe, como outro colega já o fez, o adjetivo de SAFADA.