SóProvas


ID
1458076
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Karl Sveiby, autor do livro “A nova riqueza das organizações”, o Capital Intelectual é composto por três elementos. Assinale a alternativa que os apresenta.

Alternativas
Comentários
  • GABA:B.

    ____________________________________________

    Colaborando...

    Q482568 Prova: CESGRANRIO - 2015 - Petrobras - Técnico de Administração e Controle Júnior

    Disciplina: Gestão de Pessoas

    Uma empresa da área de tecnologia sabe que seus empregados são seus principais ativos, constituindo seu Capital Intelectual. A área de administração de pessoal, em função disso, sabe que precisa cuidar adequadamente dos empregados para evitar a rotatividade de pessoal, o que prejudica as operações da empresa. 
    O Capital Intelectual não se constitui apenas dos empregados, mas também de outros elementos resultantes das interações e características da empresa. 

    O Capital Intelectual é formado por

     a) Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional (GABARITO)
    b) Inovação, Capital de Aprendizado e Capital Tecnológico
     c) Capital Financeiro, Capital Tecnológico e Capital Estrutural
     d) Fornecedores, Capital Tácito e Capital Explícito
     e) Clientes, Imagem da Empresa e Capital Relacional


  • Gabarito: " B "

    -

    As pessoas geram capital para a empresa através de sua competência, sua atitude e sua capacidade para inovar. As competências incluem as habilidade e a educação e a atitude se refere às condutas. Porém é finalmente a capacidade de inovar, a que pode gerar mais valor para uma companhia. Tudo isto constitui o que chamamos de capital humano.

    -

    Compreende os ativos intangíveis relacionados com a estrutura e os processos de funcionamento interno e externo da organização que apoiam o capital humano, ou, tudo o que permanece na empresa quando os empregados vão para casa.

    -

    Existe uma metodologia desenvolvida por Sveiby (1998) para avaliação dos ativos intangíveis, que tem como objetivo criar um sistema de gerenciamento de informações para os gestores da empresa, que precisam conhecê-la, acompanhar a sua evolução e adotar medidas corretivas, quando necessárias. 

    -

    Para avaliar os ativos intangíveis, o processo é o seguinte: determinação da finalidade: uso externo e/ou interno; a classificação dos funcionários dentro de uma das três categorias de ativos intangíveis.

    -

    Disponível em: http://www.gestiopolis.com/capital-intelectual-a-nova-vantagem-competitiva/

    -

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.

  • É chamado de capital intelectual o conjunto de contribuições não materiais de uma empresa oferecendo à mesma uma vantagem competitiva. O capital intelectual refere-se à combinação de ativos intangíveis:

     

    capital humano;

    capital estrutural (interno); e

    capital relacional (externo)

     

    que permitem que a empresa funcione

     

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • CAPITAL INTELECTUAL: é totalmente invisível e intangível; daí a dificuldade em geri-lo e quantificá-lo adequadamente.

    CAPITAL HUMANO: força de trabalho: talentos integrados e conectados por uma arquitetura organizacional dinâmica, por uma cultura organizacional envolvente e por um estilo de gestão democrático e participativo.

    CAPITAL INTERNO: estrutura interna: conceitos, modelos, processos, sistemas administrativos e informacionais. São criados pelas pessoas e utilizados pela organização.

    CAPITAL EXTERNO: estrutura externa: relações com clientes e fornecedores, marcas, imagem e reputação. Depende de como a organização resolve e oferece soluções para os problemas dos clientes.

    CHIAVENATO, GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES pág. 49