SóProvas


ID
1458688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.
Caracteriza o princípio arquivístico do respeito à ordem primitiva a conservação do arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que produziu os documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto. Princípios arquivísticos
    Além do princípio da Proveniência, existem outros princípios da Arquivo­logia. Destacaremos, de forma resumida, os mais importantes, que são:
    a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.
    b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
    d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
    e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
    (Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)
    Os mais relevantes princípios arquivísticos já foram mencionados. Como as bancas organizadoras têm explorado bastante este assunto, resolvemos acrescentar mais alguns:
    • Príncípio da pertinência (ou temático) – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.
    • Princípio da reversibilidade – todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.
    • Princípio da proveniência territorial (ou Princípio da territorialidade) – os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
    • Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.
    (Fonte: ARQUIVO NACIONAL, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005)

  • :( confundi com o princípio da proveniência.

  • Certo. Principio : Respeito à ordem original: O fluxo natural com que os documentos foram produzidos deve ser respeitada.

  • Princípio do respeito à ordem original = Princípio do respeito à ordem primitiva

  • Princípio da Ordem Original (ou da Ordem Primitiva): está relacionado ao arranjo original dos arquivos, é o principio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

    O arranjo dos arquivos pela ordem primitiva faz referência à ordem intelectual dos arquivos, e não à ordem física.

  • Quando a questão fala "conservação do arranjo dado", quer dizer conservar o fluxo natural com que os documentos foram produzidos?

  • O princípio da Ordem Primitiva ou Ordem Original determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização também é uma informação que deve ser preservada.

    De fato, esse arranjo não precisa necessariamente estar nos conjuntos de documentos fisicamente, desde que haja algum registro de sua existência em ferramentas de pesquisa.

    Gabarito do professor: Certo
  • O princípio da Ordem Primitiva ou Ordem Original determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização também é uma informação que deve ser preservada.

    De fato, esse arranjo não precisa necessariamente estar nos conjuntos de documentos fisicamente, desde que haja algum registro de sua existência em ferramentas de pesquisa.

    Gabarito: Certo

  • Princípio da Ordem Original também chamado: Princípio da Santidade e Princípio Ordem Primitiva:

     

    Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar a ordenação (arranjo) orriginal dada pela entidade, pessoa ou família que o produziu.

     

    Professor: Darlan Eterno.

     

  • Resumindo:  O respeito à ordem original refere-se a cuidar do arquivo de outrem sem alterá-lo.

    CERTA!

  • O princípio da ordem original ou ordem primitiva, diz que, os documentos devem manter uma ordenação ( arranjo) original dada pelas pessoas que os criaram

  • Princípio do respeito à ordem original, “santidade” da ordem original, ordem primitiva ou princípio de registro (registratur):


    Representa a ideia de que a ordem original, desde que metodicamente estabelecida, é imprescindível para a manutenção dos documentos dentro do contexto da sua criação. Sem que haja o devido respeito a esse princípio, as inter-relações dos documentos e o reflexo às atividades que os geraram seriam seriamente prejudicados.

     

    Gab.: CERTO

  • Sempre confundo esse com o da Proveniência! Pra falar a verdade, não vislumbro diferença entre ambos.... 

     

  • Cada banca chama esse princípio de ima forma diferente
  • Respeito á ordem: Deve manter a ordem que foi definida pelos produtores originais.

  • Certo.

    Princípio Da Ordem Original/Primitiva – Também conhecido como princípio da Custódia Intacta ou Santidade, é o princípio, segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. É o respeito à ordem dos papéis na primeira idade (corrente) e na segunda idade(intermediária). Garante a Organicidade; deve conservar o Arranjo dado pela entidade, mas esse arranjo não precisa necessariamente estar nos conjuntos de documentos fisicamente, desde que haja algum registro de sua existência em ferramentas de pesquisa. O princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem intelectual de acumulação dos documentos. Esse princípio busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem.

    Ordem Material: é a ordem física em que os documentos foram acumulados.

    Ordem Intelectual: a ordem em que os documentos foram produzidos dentro de uma sequência lógica, de um contexto.

     

    Bons estudos!

  • CERTO 

    Ordem Original/Ordem Primitiva
    Segundo o DBTA, a ordem original é o princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

    A ordem original deve ser mantida materialmente e intelectualmente.

  • Princípio do respeito à ordem original, santidade da ordem original, ordem primitiva ou princípio de registro:

     

    Respeito à organicidade, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento. Ligado ao princípio da organicidade.

  • Entendi a palavra arranjo de forma errada como um respeito ao fundo de arranjo, que saco. Bora outra.
  • primeiramente temos que observar que o Princípio da Ordem primitiva é o mesmo que princípio da ordem original. Quando conservamos o arranjo dado por quem produziu os documentos estamos mantendo a ordem original, certo? É por isso que a questão está correta. 

    É bom lembrar que a conservação da ordem original pode ser feita materialmente e intelectualmente. Materialmente, a ordem literal dos documentos deve ser mantida (página por página, sem tirar da sequência); já a ordem intelectual é conservada quando os documentos são mantidos dentro da sequência lógica na qual foram criados (como o que acontece em um processo, por exemplo). 

    A ordem material é importante, mas não faz sentido algum se não for mantido o contexto de produção, que é justamente o que a ordem intelectual oferece. E as bancas dizem que o que importa é a ordem intelectual, não se esqueça!

  • CERTO

    RESPEITO A ORDEM ORIGINAL

    → os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram. (determina a manutenção do arranjo original)

    → se aplica apenas ao RECEPTOR e não ao PRODUTOR

    ordenação interna (intelectual)

  • Ordem Primitiva/ Ordem Original: Respeito ao fluxo original/natural/primário.

    GABARITO: CERTO