-
Opa! Alguns professores dizem que os Arquivistas têm ojeriza ao termo "coleção" e arquivo na mesma frase. Brincadeiras à parte, VALENTINI (2014) conceitua:
Conceito
Antigo: “Depósitos de papéis de qualquer espécie, tendo sempre relação com os direitos das instituições ou indivíduos. Os documentos estabeleciam ou reivindicavam direitos. Quando não mais atendiam a esta exigência, eram transferidos para museus e bibliotecas.” (Paes, 2004, p. 19)
Moderno: “É o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros.” (Solon Buck ⇒ ex-arquivista dos EUA)
-
Gabarito: errado
O conceito de coleção está relacionado a bibliotecas e museus. Para arquivo, a forma de entrada de documentos chama-se "acumulação", devido ao processo de acumulação natural de documentos decorrentes das atividades da organização.
Portanto, documentos de arquivo são acumulados de forma orgânica e natural, e não são colecionados.
-
A questão está errada, é comum em questões do cespe o examinador tentar confundir o conceito de arquivo de biblioteca com o conceito de documentos de arquivos, outras questões podem ajudar a clarear o assunto, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Auxiliar AdministrativoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; O arquivo caracteriza-se por ser um conjunto orgânico, resultado das atividades de uma pessoa física ou jurídica, e não uma coleção de documentos de diversas fontes.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2010 - AGU - Agente AdministrativoDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais;
O arquivo de um órgão é o conjunto de documentos recebidos ou expedidos por esse órgão no exercício de suas atividades. Esse conjunto de documentos pode ser formado por qualquer espécie documental.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; A biblioteca é um órgão colecionador, enquanto o arquivo é um órgão receptor.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; As finalidades da biblioteca e do museu são didáticas, culturais, técnicas ou científicas.
GABARITO: CERTA.
-
Errado!!! Distinção
entre arquivo, biblioteca e museu
ARQUIVO -
É a acumulação ordenada dos documentos,
em sua maioria textuais, criados por uma instituição
ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados
para a consecução de seus objetivos,
visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.
BIBLIOTECA -
É o conjunto de material, em sua maioria impresso,
disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
MUSEU -
É uma instituição de interesse público,
criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à
disposição do público conjuntos
de peças e objetos de valor
cultural.
-
Os arquivos são acumulados !!!! enquanto o termo "colecionados" fica para biblioteca. Se cair na prova que os "arquivos são colecionados", então fuja como se não houvesse o amanhã !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Colecionados não....
-
Exatamente Pablo!
Viu o termo "colecionados" para arquivos... "Corra, Lola... corra!"
; ]
-
GABARITO: ERRADO.
Os arquivos são acumulados e NÃO colecionados.
ACUMULADOS =========> ARQUIVOS
COLECIONADOS =======> BIBLIOTECA
AVANTEEEEE!
-
Biblioteca não é considerada arquivo!
-
Seria biblioteca e não arquivo. Palavra mágica da questão, coleção de livros.
-
O CESPE não brinca em serviço. Questãozinha que induz facilmente ao cidadão marcar CERTA, pois parece linda, e toda conceituada, aí você pensa: é ué, tudo aquilo que os professores utilizam faz parte do arquivo da instituição. MAAA AAAAAAAAAAAAS NÃO, não pense assim, friamente ao pé da letra, CUIDADO. Palavra chave: coleção, viu isso? Se refere à biblioteca e fim de papo.
GAB ERRADO.
-
" coleção " e a palavra chave para responder a questão .
-
Gente, o raciocínio é simples. Os arquivos, para nós, concurseiros, são aglomerações naturais de documentos, que surgem do exercício das diversas atividades das instituições. Portanto, quando vocês virem itens relacionando o conceito de arquivo com coleções ou documentos adquiridos de forma não natural, como doações etc, podem marcar errado, ou ao menos, desconfiar com segurança do item.
-
não ha possibilidade de coleção nos arquivos genuínos porque;em se tratando de Fundos (conjuntos de documentos de uma mesma proveniência) é fundamental a Relação Orgãnica entre seua elementos.
-
Os documentos de arquivo são os produzidos ou recebidos pela instituição como consequência de suas atividades administrativas. Sendo assim os documentos de arquivo da UnB são os que a mesma produz em suas atividades de gestão.
Não é o caso de livros, pois os mesmo não são produzidos pela instituição, mas si pela vontade e esforço humano empregados para esta finalidade. Os documentos colecionados são os produzidos por instituições diversas, mas reunidos por uma única custodiadora. Já os documentos de arquivo são produzidos e custodiados pela mesma instituição.
Gabarito do professor: Errado
-
Coleção é característica da biblioteca.
-
Os arquivos não são colecionados, mas sim acumulados. Mais uma coisa importante: mesmo que a questão não falasse "colecionados", ela estaria errada, porque os livros e periódicos não compõem o arquivo.
*** Lembro-me de só uma questão falar sobre esses "livros". Felizmente, esse trecho não é cobrado com tanta frequência no CESPE.
--
Gabarito: errado
-
A questão caracterizou a biblioteca.
-
Falou coleção BIBLIOTECA
-
Livros colecionados não tem organicidade pois têm fundos distindos
-
coleção = biblioteca
-
Gabarito: Errado
BIZÚ: apareceu "coleção" relacionada a arquivo, pode marcar errada. Arquivo não faz coleção, mas sim, acumulação.
- Quem acumula documentos --> Arquivos;
- Quem coleciona documentos --> bibliotecas.