-
Gabarito correto. Definições
a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).
c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: VALENTINI (2014)
-
O valor secundário refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os
quais os documentos foram criados, podendo ser:
a) Probatório – quando comprova a existência, o funcionamento e as ações da
instituição;
b) Informativo – quando contém informações essenciais sobre matérias com
que a organização lida, para fins de estudo ou pesquisa (Schellenberg, 1994,
p. 152-154).
-
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - MPU - Técnico AdministrativoDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Um arquivo documental tem por objetivo servir como prova ou testemunho da ação de pessoas jurídicas ou físicas.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente AdministrativoDisciplina: ArquivologiaA função de prova do documento de arquivo evidencia-se não só pelo fato de o documento poder ser levado a juízo para comprovar determinada informação, mas, também, pela capacidade desse material de testemunhar as atividades que lhe deram origem.
GABARITO: CERTA.
-
Resumo:
valores primários: administrativos, fiscais e legais
valores secundários: probatórios, informativos, históricos/culturais
-
A principal finalidade do arquivo é servir como fonte de consulta à administração, pois, constitui-se, em sua essência, de documentos produzidos e/ou recebidos pela entidade mantenedora do acervo, podendo, com o passar do tempo, servir de base para o conhecimento da história.
Sua função principal é tornar acessível/disponível a informação contida no acervo documental sob sua guarda aos diversos consulentes.
Sua função básica é armazenar, guardar e conservar os documentos.
-
Documento Arquivístico: é aquele produzido no âmbito das atividades de uma organização ou da vida de uma pessoa, com fins essencialmente ADMINISTRATIVOS e serve como fonte de prova.
(Prof. Antonio Botão, Qconcursos).