SóProvas


ID
1458697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.
O conceito de pertinência territorial é aplicado quando o arquivo constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005): Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos(1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos(2) com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

  • A questão foi conceituada de forma errada!

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística entende-se por PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO COMUM o arquivo que constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena de perda de sua integridade.

    Segundo o mesmo Dicionário, o princípio da pertinência territorial é estabelecido da seguinte forma: "Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com  jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos".

    FONTE: http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf

  • ERRADO

     A Pertinência Territorial funciona como a Pertinência. Só que em vez de considerar o assunto dos documentos para reuní-los, vai considerar o localForum da aula demosntrativa - Ponto dos concursos

    Prof.:Rafael Encinas, Lílian Quintão, Mayko Gomes e Renato Fenili


  • Errado 

    Princípio da Territorialidade: é utilizado no sentido de definir o domicílio legal dos documentos, ou seja, a “jurisdição”, o local onde serão produzidos seus efeitos. O documento deve se manter o mais próximo possível do local onde foi produzido, seja uma instituição, uma região específica ou uma nação.Como exceção deste princípio, não o aplicamos em documentos produzidos por acordos diplomáticos ou por ações militares. A microfilmagem é apontada por alguns autores como a solução para os impasses decorrentes da aplicação do princípio da territorialidade dos arquivos.

  • A colega Merien Costa já conceituou de forma bastante esclarecedora sobre a confusão de conceitos cobrados na questão. Vou adicionar o conceito de PROVENIÊNCIA TERRITORIAL que foi justamente o que me deixou na dúvida ao responder a questão. Eu sabia que existia a proveniência territorial, sabia que o conceito dado pela questão fazia referência ao patrimônio arquivístico comum (e por isso acertei) mas não tinha a menor ideia do que seria essa PERTINÊNCIA TERRITORIAL. Coloco isso pra esclarecer, ao meu ver, a importância de se conhecer todos os conceitos na ponta da língua. Se você não acerta por saber um, acaba acertando por saber outro.


    Então, a proveniência territorial é, de acordo como Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo  do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.


    Pertinência territorial é DIFERENTE de proveniência territorial.

    Espero ter contribuído

  • A  Pertinência territorial tem a ver com a entrega dos documentos ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere, não se relaciona, portanto, com o compartilhamento do patrimônio documental entre duas ou mais unidades territoriais. 




  • O conceito de pertinência territorial é aplicado quando o documento deve ser mantido na instituição arquivística que tenha jurisdição no local a que se refere o assunto tratado, sem considerar a proveniência do mesmo. Exemplo: considerando um relatório sobre a produção anual de extração de diamantes das Minas Gerais da era colonial. O documento foi produzido pela instituição "Coroa Portuguesa", e segundo o princípio da proveniência, esse documento deve ficar no arquivo público que guarda o fundo da "Coroa". Contudo, como a extração era nas Minas Gerais, de acordo com o a pertinência territorial, esse relatório deve estar sob a guarda do arquivo que tenha jurisdição em Minas Gerais.

    O arquivo que pertença a duas ou mais unidades territoriais simultaneamente é o chamado "patrimônio arquivístico comum", que não pode ser dividido, sob pena de perder sua integridade!

    Portanto o item está incorreto.
  • Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido. Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuando-se os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO COMUM???????? 

    Anos de estudos e não sabia disso. LOL

  • Conceito de pertinência 

    CESPE - 2014 - FUB - Técnico em Arquivo

    O princípio da pertinência será aplicado nos casos em que houver necessidade de reclassificar os documentos de arquivo por assunto, sem que se considerem a proveniência e a classificação original de cada documento. CERTO

  • pertinência territorial... nuna ouvir falar

  • PROVENIÊNCIA TERRITORIAL:

    • Conceito derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • O princípio da territorialidade define-se como sendo «o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último». Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.


    O princípio da territorialidade distingue-se, pois, do Princípio da Pertinência Territorial «segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere».

  • Princípio territorial: Os arquivos devem permanecer no local em que foram produzidos.

    Pertinência Territorial: diz que os arquivos devem estar no local o qual fazem menção, sem levar em conta onde de fato foram produzidos. 

  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA :

    Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático 

     

  • Gab: Errado

     

    Princípio da Pertinência  ≠  Pertinência territorial

    Princípio da Territorialidade  ≠  Pertinência territorial

     

    Pertinência territorial (Tema) + (território) => esse princípio diz que o documento deve ficar no território a que se refere o tema do arquivo (o assunto tratado), sem considerar o lugar que ele foi produzido.

     

    Percebam que é diferente do princ. territorial:

    princ. territorialidade = os arquivos devem fazer parte do território no qual foram produzidos.

  • O conceito de pertinência territorial é aplicado quando o documento deve ser mantido na instituição arquivística que tenha jurisdição no local a que se refere o assunto tratado, sem considerar a proveniência do mesmo. Exemplo: considerando um relatório sobre a produção anual de extração de diamantes das Minas Gerais da era colonial. O documento foi produzido pela instituição "Coroa Portuguesa", e segundo o princípio da proveniência, esse documento deve ficar no arquivo público que guarda o fundo da "Coroa". Contudo, como a extração era nas Minas Gerais, de acordo com o a pertinência territorial, esse relatório deve estar sob a guarda do arquivo que tenha jurisdição em Minas Gerais.

    O arquivo que pertença a duas ou mais unidades territoriais simultaneamente é o chamado "patrimônio arquivístico comum", que não pode ser dividido, sob pena de perder sua integridade!

    Portanto o item está incorreto.

  • O arquivo pertencente a dois territórios, simultaneamente, é chamado de patrimônio arquivistico comum

  • Principios : OCUPI PORT

    Organicidade

    Cumulatividade

    Unicidade

    Proveniencia

    Indivisibilidade

     

    Pertiniencia -NÃO É MAIS UTILIZADO 

    Ordem Original (SantidadeO)

    Reversibilidade

    Territorialiedade

  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA:
    – O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original;
    – Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos;
    – OBS.: Esse princípio foi abandonado, não é mais usado.

  • Q927439

    2018

    O conceito do princípio da pertinência territorial opõe-se ao do princípio da proveniência.   
    CERTO

     

    Pelo visto entao "pertinência territorial" = pertinência

  • Os fundamentos da disciplina Arquivística (Rousseau e Couture):

    O princípio da proveniência territorial distingue-se em primeiro lugar do princípio da pertinência territorial pelo fato de o primeiro ser um derivado do princípio da proveniência e o segundo é o seu oposto.

    O princípio da proveniência territorial estipula que <[...] os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos[...]>. Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição. Poder-se-ia, pois defini-lo, deste modo: princípio derivado do princípio da proveniência que preconiza que os arquivos sejam conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos, ou melhor, na instituição produtora do fundo.

    O princípio da pertinência territorial é, por seu lado, um <[...] conceito oposto ao princípio da proveniência, segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles de refere>. Verificamos imediatamente a consequência principal da aplicação desse princípio, a saber: o não cumprimento do princípio da proveniência que pode levar à dispersão física dos documentos de um mesmo fundo.

    Ou seja,a questão refere-se ao princípio da proveniência territorial :)

  • ATENÇÃO !!!!

    Principio TERRITORIALIDADE é diferente do principio PERTINÊNCIA TERRITORIAL;

    I. Territorialidade: Diz que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Mantidos o mais proximo possivel do local de sua produção.

    II. Pertinência territorial: O documento deve ser mantido na instituição arquivistica que tenha jurisdição no local a que se refere o assunto tratato, sem considerar a proveniência do mesmo.

  • Errado.

    Principio da pertinência territorial --> os documentos devem ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdosem levar em conta o lugar em que foram produzidos. É um princípio oposto ao princípio da proveniência.

  • Princípio da Pertinência Territorial

    Esse princípio diz que os documentos devem ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos. É um princípio oposto ao princípio da proveniência. Vou dar um exemplo.

  • Patrimônio arquivístico comum: "Arquivo que constitui o patrimônio arquivístico de duas ou mais unidades territoriais, não podendo ser dividido sob pena de perda de sua integridade".

    Além do mais, aplica-se o princípio da pertinência territorial quando o documento é guardado junto à instituição referente no assunto dele.

    Ex.:

    Faculdade A gera arquivo no qual se refere à faculdade B;

    Segundo o princípio da pertinência territorial, o documento deverá ser mantido no território de B, e não de A.