-
princípio da pertinência
Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação (1, 2) original. Também referido como princípio temático.
Bons Estudos!
-
Questão semelhante ocorreu em 2011 para analista em arquivologia. Vejamos...
(CESPE/Analista-Arquivologia/E.C.T./2011) Quando há necessidade de se
reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua
proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da
pertinência.
A questão foi considerada como CORRETA. Segundo a doutrina, o princípio da pertinência não leva em
consideração a organização original e a proveniência dos documentos,
reclassificando-os tematicamente (por assunto/tema);
-
Questão correta, outras semelhantes ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais;
Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado oprincípio da pertinência.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - EspecíficosDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.
GABARITO: CERTA.
-
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística,
Princípio da Pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta
a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.
Pessoal, vamos lembrar que Princípio da Pertinência é diferente de Pertinência Territorial.
Pertinência Territorial, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos(1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos(2) com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.
-
Pertinência se preocupa com o assunto documental.
-
O princípio da PERTINÊNCIA não é mais usado por que desconsidera o princípio da ORDEM ORIGINAL e PROVENIÊNCIA.
Questão certinha!
-
Na situação descrita, realmente seria aplicado o princípio da pertinência, porém na prática ele não existe mais, pois prevalece o princípio do respeito aos fundos ou proveniência.
-
No meu entendimento essa questão está errada. Quando a questão diz: "O princípio da pertinência será aplicado..." ele está dizendo que existe caso em que elae seria usado, mas ele não é mais utilizado, portanto não poderá mais ser aplicado.
-
Essa questão deveria ter sido anulada, pois não poderia ser aplicado o princípio da pertinência, não existe mais..
-
QUESTÃO INCORRETA.
-
Entendam meu povo, por mais que o princípio esteja em desuso na arquvistica, se a Dona CESPE perguntar em uma situação hipotética ta CERTO.
-
O princípio da Pertinência determina que todos os documentos, de diferentes conjuntos, devem ser reorganizados por assunto, se se considerar a sua origem ou organização inicial. Quando o arquivista o aplica, ele mistura todos os documentos, fazendo com que se perca seu valor probatório e informativo, ou seja, torne-se nada mais do que massa documental acumulada e inútil. Por este motivo, este princípio não é mais aceito pela disciplina Arquivística, e atualmente serve somente para aparecer em provas de concursos.
Contudo o item não pergunta se ele é aplicado ou não, mas sim "qual o se funcionamento", ou seja, o que ocorre no arquivo quando o princípio é aplicado. E é justamente isso: os documentos são todos reclassificados, reorganizados e reagrupados sem se considerar sua origem, mas apenas o assunto de que tratam.
Gabarito do professor: Certo
-
Bem dito, Ariele.
A questão não perguntou se valia ou não, apenas deu uma situação hipotética com base nele.
BIZU: O ASSUNTO É PERTINENTE.
-
O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original, denomina-se depertinência ou temático. Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos. É um princípio abandonado ou "praticamente não mais utilizado".
-
Pertinência
O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original, denomina-se de pertinência ou temático. Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos. É um princípio abandonado ou "praticamente não mais utilizado"
-
Perfeitinha a questão.
-
CERTA
PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA OU TEMÁTICO = NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO A ORGANIZAÇÃO ORIGINAL E A PROVENIÊNCIA DOS DOCUMENTOS, RECLASSIFICANDO-OS TEMATICAMENTE POR ASSUNTO.
-
GAb Certa
*Princípio da Proveniência: Um dos princípios fundamentais da Arquivologia. Provém da mesma fonte. Um arquivo da instituição X não po*de ser misturados com os arquivos da Instituição Y
Fundo: É o conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Podem receber duas classificações:
Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
*Princípio da Integridade: ( Arquivo Permanente ) Os fundos devem ser mantidos sem divisão, dispersão, separação, ou seja, não deve guardar metade do arquivo X em um lugar e a outra metade em outro local. Os arquivos devem ser Inteiros.
*Princípio do respeito à Ordem Original: Os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a ordenação estabelecida pela entidade produtora.
*Princípio da Organicidade : É um desdobramento do princípio da ordem original .É a qualidade segundo a qual os arquivos se espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas.
*Princípio da Unicidade: Os documentos produzidos em diversas vias, após sua regular utilização devem ser reduzidas em apenas uma para o arquivamento.
*Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, os registros são acumulados naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos.
*Princípio da Pertinência: ( temático ) Os arquivos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em conta o princípio da proveniência e a classificação original.
*Princípio da Imprescritibilidade: São complementares, Os arquivos públicos não podem ser vendidos e não tem prazos. O Estado detém de todo o poder desses arquivos.
*Princípio da Territorialidade: Define o domicílio legal do documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, é de acordo com a área territorial.
OBS: Em caso de guerra ou Relação diplomática esse arquivo pode sair de sua jurisdição.
*Princípio da Universalidade: Exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture , classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada.
*Princípio da Reversibilidade: Defende que o arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não pode ser revertido, ou seja, restaurado.
-
PERTINÊNCIA = TEMAS = ASSUNTOS
Gabarito Certo
-
PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA
–O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
–Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos.
–OBS.: Esse princípio foi abandonado, não é mais usado.
-
Certo.
Princípio da PerTinência: Também referido como princípio Temático, ele é o oposto do princípio do respeito aos fundos (proveniência), pois segundo esse princípio os documentos deveriam ser reclassificados , reorganizados e reagrupados por assunTo sem levar em conta a proveniência e a classificação original. Quando o arquivista o aplica, ele mistura todos os documentos, fazendo com que se perca seu valor probatório e informativo, ou seja, torne-se nada mais do que massa documental acumulada e inútil. Por este motivo, este princípio não é mais aceito pela disciplina Arquivística. Esse princípio não tem relação com a tabela de temporalidade, pois ele trata da organização de documentos, ao passo que a tabela de temporalidade é uma ferramenta básica da gestão de documentos, fruto da avaliação, que determina os prazos de guarda dos documentos.
-
PRINCIPIOS ARQUIVÍSTICOS
- PROVENIÊNCIA : NÃO DEVE MISTURAR OS FUNDOS DOS ARQUIVOS " MÃE DOS PRINCÍPIOS¨
- ORGANICIDADE : OS DOCUMENTOS DEVEM REFLETIR A ESTRUTURA EM SUAS RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
- INDIVISIBILIDADE: NÃO SE DEVE DIVIDIR, MULTILAR OS DOCUMENTOS
- UNICIDADE: CADA DOCUMENTO É ÚNICO NO CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO
- CUMULATIVIDADE : OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO SÃO UMA FORMAÇÃO PROGRESSIVA, ORGÂNICA E NATURAL
- TERRITORIALIDADE: OS ARQUIVOS, EM REGRA, DEVEM SER ARQUIVADOS NO LUGAR ONDE FORAM PROGREDIDAS
- PERTINÊNCIA: LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O ASSUNTO
- REVERSIBILIDADE : AS AÇÕES NOS ARQUIVOS PODEM SER REVERTIDOS, CASO NECESSÁRIO.
- Ordem primitiva/ ordem original: Os documentos devem ser mantidos segundo a ordem original dada pelo produtor.
-
Eu acho que a chave dessa questão é a proibição da mistura do principio da pertinencia com o da proveniencia. Nunca se mistura, e, ao tentar se misturar, sempre será errada a repposta. discordam?
-
CORRETO
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística entende-se:
PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA ou PRINCÍPIO TEMÁTICO
Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.
PERTINÊNCIA TERRITORIAL
Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.
PROVENIÊNCIA FUNCIONAL ou PERTINÊNCIA FUNCIONAL
Conceito segundo o qual, com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa.
"princípio da pertinência e proveniência funcional, ambos praticamente não mais utilizados, mantidos para conhecimento das novas gerações e por serem indicadores da evolução da disciplina"
-
O princípio da pertinência será aplicado nos casos em que houver necessidade de reclassificar os documentos de arquivo por assunto, sem que se considerem a proveniência e a classificação original de cada documento.
-
BIZU!
PROVENIÊNCIA -> MESMA FONTE
PERTINÊNCIA -> NÃO RESPEITA A MESMA FONTE, RECLASSIFICADO POR ASSUNTO/TEMA
-
sempre que você pensar em pertinência (que não seja a territorial) lembre-se de reclassificação temática (por assunto).
Mas por que não devemos considerar a proveniência e a classificação original? Porque se considerarmos, não poderemos organizar por tema, certo? A Proveniência e a Ordem original são formas diferentes de localização e disposição dos documentos. A primeira preza pelo local de produção e a última, pelo contexto de produção. Já a pertinência preza pelo tema.
-
O princípio não é mais utilizado, mas o seu conceito está correto. Então não tem muito pra onde fugir do gabarito.
A verdade é que o cespe ADORA perguntar sobre esse princípio nas provas. Já vi de kg. Principalmente misturando o seu conceito com o princípio da proveniência.
-
GABARITO OFICIAL:CERTO