SóProvas


ID
1458739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de gestão de documentos, julgue o item seguinte.
Fase de produção é a etapa do programa de gestão de documentos em que o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    Podemos destacar três fases básicas da gestão de documentos: produção, utilização e destinação. 

    Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrências das atividades de um órgão ou setor. Nessa fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas os documentos essenciais à administração, evitando duplicação e emissão de vias desnecessárias.

  • Questão correta, outra semelhante ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - MMA - Agente AdministrativoDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; 

    Na gestão de documentos, a fase de produção refere-se à elaboração de documentos resultantes de atividades de um órgão ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração e evitadas a duplicação e a emissão de vias desnecessárias.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Belo comentário, Merien. O famoso PUD.

  • Gabarito: certo

    Fases básicas da gestão de documentos: Produção, Utilização, Destinação (PUD).

    PRODUÇÃO: Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se, dessa forma, que sejam elaborados os não essenciais. Assim, diminui o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.

    FONTE: Arquivologia para Concursos - Renato Valentini (4ª edição)

  • A gestão de documentos agrupa suas atividades em três fases:

    Produção: envolve atividades que preparam os sistemas para produzirem documentos. São atividades, em geral, de planejamentos, estudos e desenvolvimentos de sistemas, métodos e ferramentas, como estudo de normas e padrões, análise do histórico e atividades da instituição, dos documentos que virão a ser produzidos por suas atividades, dos usuários potenciais desses documentos, dos recursos disponíveis e a serem adquiridos, elaboração de sistemas, de padrões de documentos (formulários), de manuais, etc.

    Uso: envolve atividades que tratam com o documento já produzido, ou seja, quando todos os sistemas estão implementados e as ferramentas estão em uso, produzindo documentos naturalmente. São atividades como protocolo, classificação, empréstimo, consulta, acondicionamento, armazenamento, etc.

    Destinação: envolve atividades que finalizam a utilização dos documentos, ou seja, quando os documentos já perderam sua utilidade administrativa, e devem ter uma destinação final. São atividades como: avaliação, seleção, eliminação, recolhimento, etc.

    Portanto na fase de produção o arquivista deve desenvolver atividades com o objetivo de preparar os sistemas para que estes possam produzir os documentos. Deve haver um sistema padronizado para que este somente produza documentos necessários, pois em Arquivologia todo documento é uma ferramenta administrativa.

    Gabarito do professor: Certo
  • CERTO

     

    Produção: esta fase refere-se à elaboração de documentos (produção/criação), em face das atividades da instituição. Nesta fase, é fundamental intervir no processos de geração dos documentos, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. Infelizmente, isso ainda ocorre muito na administração pública. O arquivísta deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais (racionalização). Vale registrar, também, que nesta fase é sugerida a criação de modelos de formulários que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com a necessidade dos órgãos. Além disso, na fase de produção pode-se, ainda, opinar sobre a escolha de equipamentos e recrutamento de pessoal, bem como apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis.

     

    Utilização: esta fase está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei 8.159/91. Inclui as atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, inclui a elaboração de normas de acesso à documentação, como, por exemplo, empréstimo, consulta e a recuperação de informações essenciais ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.

     

    Destinação: esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto dearquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a instituição. A fase de destinação desenvolve-se a partir da análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

     

     

     

     

    Fonte: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14001/lincoln-barros/fases-da-gestao-de-documentos

  • 1. Produção de Documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. Nesta fase, deve-se intervir nos processos de geração dos documentos organizacionais, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários.

     

    Gab.: CERTO

  • Resolução: o momento de decidir o que deve ser criado ou não é na fase de produção. O arquivista é quem deveria (pelo menos em teoria) decidir sobre o que é necessário ou não ser criado porque é ele quem entende a sistemática documental da instituição. Na maioria das instituições não é o que acontece, mas aqui vale o que temos que saber para a prova. 

    Resposta: certa

  • questão correta, outra não ajuda a responder, vejam:

    (CESPE/SEDF/2017/Analista de Gestão Educacional - Arquivologia) A definição da criação de documentos essenciais à administração é feita na fase de utilização de documentos de arquivo, do programa de gestão de documentos. (C)

  • Gab: CERTO

    Produção: Garantir, de maneira eficaz, a produção, administração, manutenção e destinação de documentos de forma racional e econômica. Evitando que sejam elaborados documentos não essenciais ou desnecessários à gestão.

    VALENTINI, 4° Ed. pág. 105.

    Erros, mandem mensagem :)