-
Acredito que essa questão seja a resposta ! O instrumento adequado para a classificação de documentos de arquivo é o código de classificação de documentos ou plano de classificação.( Q486251)
-
Questão errada, outras ajudam a entender, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; A classificação do documento de arquivo é feita a partir de um código ou plano de classificação e efetivada mediante a anotação desse código no próprio documento.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e PesquisaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos; A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Técnico - Suporte AdministrativoDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Classificação de documentos; Funções arquivísticas; A classificação é uma atividade que antecede a avaliação de documentos.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia
A classificação é uma função que antecede a descrição e a avaliação.
GABARITO: CERTA.
-
Pessoal, não há como atribuir temporalidade ao documento se o mesmo já não estiver classificado.
-
A classificação de documentos de arquivo deve ser realizada nos momento iniciais à sua produção ou recebimento. Além disso, a classificação é realizada com base no código ou plano de classificação vigente na instituição. A tabela de temporalidade tem a função de determinar os prazos de guarda e destinação de documentos.
Gabarito do professor: Errado
-
A classificação de documentos de arquivo é realizada após a aplicação da tabela de temporalidade de documentos.
COMENTÁRIO: a classificação de documento é realizada antes da tabela de temporalidade, que é resultante da fase de avaliação.
-
ERRADA
A CLASSIFICAÇÃO É FEITA: NOS MOMENTOS INICIAIS À SUA PRODUÇÃO OU RECEBIMENTO.
-
CLASSIFICAÇÃO --> AVALIAÇÃO --> TTD (fruto da avaliação)
-
Classifica
Avalia
Faz a tabela.
A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos.
-
A classificação de documentos de arquivo deve ser realizada nos momento iniciais à sua produção ou recebimento. Além disso, a classificação é realizada com base no código ou plano de classificação vigente na instituição. A tabela de temporalidade tem a função de determinar os prazos de guarda e destinação de documentos.
Gabarito do professor: Errado
Por: Mayko Gomes
-
Fases da Gestão de Documentos
--> Produção
--> Utilização ----> Protocolo
----> Plano de Classificação
--> Avaliação e Destinação ----> Avaliação
----> Tabela de Temporalidade
-
A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final." O prazo de guarda não tem nada a ver com o suporte. Leva-se em conta outras finalidades.
A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente (=concolmitante/ao mesmo tempo) ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos (LIVRO: COMO AVALIAR DOCUMENTOS DE ARQUIVO – Ieda Pimenta Bernardes 1998 - Pág. 14)
-
Resolução: a classificação é realizada no momento de produção ou recebimento dos documentos. Depois de classificado é possível aplicar a tabela de temporalidade, que definirá os prazos de guarda em cada fase do ciclo documental e sua destinação final.
Resposta: errada
-
Gab: ERRADO
A tabela de temporalidade estabelece o prazo de guarda e destinação desses documentos. Não tem como ela vir ANTES da classificação deles!
-
Errado. Até mesmo porque a estrutura da tabela de temporalidade depende do documento classificado. Ou seja, só dá pra definir prazos de guarda depois que os documentos estiverem classificados.
Pra quem tiver curiosidade, só acessar o código de classificação e a tabela de temporalidade do conarq: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 53)
-
Pode ser realizado antes ou concomitantemente, mas nunca depois!