SóProvas


ID
1458826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o seguinte item, acerca do acondicionamento de documentos de arquivo.
As embalagens são utilizadas para evitar que os documentos fiquem vulneráveis aos microrganismos existentes nos depósitos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • errado. Nem sempre é bom usar embalagens. 

    Ao escolhermos um material quimicamente instável, poderemos piorar o estado de conservação da obra, além de ocasionar danos irreversíveis a estas. Um bom exemplo é a acidez encontrada em alguns papéis utilizados na 3 fabricação de embalagens, que dependendo do suporte pode ser transferida para os documentos causando, por exemplo, mudança de cor e aceleração do processo de deterioração e degradação, assim como em uma situação de escolha correta de materiais, porém acondicionados em condições climáticas ruins pode ocorrer danos parecidos. Concluímos que devemos sempre pesquisar e investigar sobre a tipologia das obras e documentos que estamos tratando, com reconhecimento dos materiais e técnicas que o constituem, um diagnóstico profundo do seu estado de conservação e a que tipo de materiais ele reage, pois muitos tipos são incompatíveis juntos, mesmo sendo estáveis isoladamente. Somente dessa forma teremos diretrizes para a confecção de embalagens e acondicionamentos de diversos documentos. 
    http://www.sisemsp.org.br/blog/wp-content/uploads/2012/09/Confec%C3%A7%C3%A3o-de-Embalagem-Acondicionamento-de-Documentos-AASP.pdf
  • Errei de primeira. Mas pensando melhor...

    Nem sempre as embalagens evitam a deterioração dos documentos. Muitas vezes podem ajudar a piorar, como disse nosso colega abaixo. 

  • Apesar dos comentários dos colegas Mary M e \0/ Foco, sinceramente continuo não entendendo.


    O trecho "As embalagens são utilizadas..." não dá margem para adentrarmos nos aspectos físico-químicos das embalagens, tampouco nas diretrizes de sua confecção. 


    A questão propôs que as embalagens servem para proteger os documentos contra (ações de) microrganismos. (e não servem?!)


    A única explicação que vejo para a assertiva estar errada, é que as embalagens não servem APENAS para proteger os documentos dos microrganismos existentes no depósito, mas, também, contra os demais agentes externos como umidade, calor, etc.


    Afinal, para que servem as embalagens? Alguém poderia esclarecer essa questão? Desde já obrigado!

  • Tambem errei a questão por já imaginar que uma embalagem serve para proteger, porem nao pensei no material dessa embalagem. Nao sao todas as embalagens que podem ser usadas para proteger. Ai que está o erro. Devem ser embalagens com material especifico.

  • Ainda não consegui identificar o erro. Entendo que dentro do conjunto de pragas há o conjunto de microrganismos, ou microrganismo não é considerado praga?

    "O acondicionamento consiste em um invólucro que protege o documento dos agentes externos de deterioração, tais como luz, poeira, variação de temperatura e umidade, poluentes e pragas. Apresentam-se a seguir as formas de acondicionamento sugeridas para guarda de acervos textuais."

    Fonte: http://www.ala-archivos.org/revista/wp-content/uploads/sites/3/2013/05/Emiliana-Brand%C3%A3o-e-L%C3%BAcia-Regina-Saramago-Peralta-Publicar-250413-imagens.pdf (p. 8)


  • As embalagens "ajudam na proteção", mas não EVITAM a sua "vulnerabilidade". 

  • Pessoal,

    Não vamos tentar justificar esse erro grotesco do Cespe. 
    Para esta afirmativa está errada, então significa que, as embalagens NÃO são utilizadas para evitar que os documentos fiquem vulneráveis aos microrganismos existentes nos depósitos de arquivo. (Absurdo!!)
    O gabarito deveria ser alterado para errado.
  • "As embalagens protegem os documentos contra a poeira e danos acidentais, minimizam as variações externas de temperatura e umidade relativa e reduzem os riscos de danos por água e fogo em casos de desastre."

    é só no detalhe, não protege contra microorganismos

    fonte:Recomendação armazenagem documentos do conarq

  • Os invólucros, ou embalagens, são utilizados para proteger os documentos de danos causados por agentes externos, como acidentes de manuseio e guarda ou contato com outros elementos que possam lhe causar avarias no curto prazo (líquidos, por exemplo).
    Para evitar a presença de microrganismos, é necessário uma política de limpeza rígida e controle dos elementos ambientais, como temperatura e umidade.

    Então não há relação entre a presença de microrganismos e os invólucros, sendo que o item está incorreto.
  • EMBALAGEM, no dicionário de arquivologia, não tem uma definição própria, mas está embutida na definição de acondicionamento.

    ACONDICIONAMENTO: EMBALAGEM ou guarda de documentos visando à sua PRESERVAÇÃO e acesso.  http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf

    *Acondicionar os documentos visando acesso e preservação (preservar engloba os agentes biológicos ou microorganismos). Essa preenche mais a definição de embalagem.

    Então, GABARITO ERRADO

  • Microorganismos estão presentes em tudo. Germes...

    Cuidado com as palavrinhas do cespelândia!

  • ERRADO

     

     

    Microorganismos existem em qualquer lugar, inclusive na própria embalagem. Para se controlar -não evitar- os microorganismos, usa-se regulação das condições ambientais (temperatura, umidade) e limpeza

  • Bruno Braga,

     

    É perfeitamente compreensível o gabarito adotado pela banca, uma vez que a questão generalizou, O fato é que nem sempre as embalagens evitam que os documentos fiquem vulneráveis, muitas vezes elas mesmo causam a vulnerabilidade;

     

     

  • Questão totalmente ambígua.

  • Pesadooooo

     

    AVANTEEEEEEEE

  • Acredito que as embalagens servem para auxiliar na preservação documental. A higienização é que seria pertinente para evitar a vulnerabilidade os documentos para com microrganismos existentes nos depósitos.

  • As embalagens  somente são utilizadas para evitar que os documentos fiquem vulneráveis aos microrganismos existentes nos depósitos de arquivo.

    No meu entendimento , se a questão estivesse assim , desse jeito aí estaria errada .  mas ,  fazer o que neh ? 

    Se trata da banca CESPE , sacanagem solta. 

  • Faz sentido, porque já encontrei formigas dentro do pacote de açúcar  e caruncho na farinha de trigo mesmo com suas embalagens estando "lacradas".

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    Os invólucros, ou embalagens, são utilizados para proteger os documentos de danos causados por agentes externos, como acidentes de manuseio e guarda ou contato com outros elementos que possam lhe causar avarias no curto prazo (líquidos, por exemplo).

    Para evitar a presença de microrganismos, é necessário uma política de limpeza rígida e controle dos elementos ambientais, como temperatura e umidade.

    Então não há relação entre a presença de microrganismos e os invólucros, sendo que o item está incorreto.

  • A presença de microorganismos deve-se às condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar. A exemplo, como fora mencionado aqui, uma barata, por exemplo, se acomoda dentro de pastas de arquivos, sendo estas de pH Neutro e as folhas de papel dos documentos são de pH Neutro também. Isso se deve ao ambiente ser propício à criação desses insetos. Para controle de pragas e insetos, deve-se haver uma política de higienização do local onde são acondicionados e armazenados os documentos, de forma que evite a presença desses agentes biológicos, inclusive o fungo, que se manifesta em ambientes com alto grau de umidade. 

     

    Gabarito da questão R: Errado

  • Os invólucros, ou embalagens, são utilizados para proteger os documentos de danos causados por agentes externos, como acidentes de manuseio e guarda ou contato com outros elementos que possam lhe causar avarias no curto prazo (líquidos, por exemplo).

    Para evitar a presença de microrganismos, é necessário uma política de limpeza rígida e controle dos elementos ambientais, como temperatura e umidade.

    Então não há relação entre a presença de microrganismos e os invólucros, sendo que o item está incorreto.

     

     

    Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

  • QUESTÃO BOA! DERRUBA MEIA PACADA DE GENTE NA PROVA, ESSA JA ESTA GUARDADA NO MEU HD.

    CESPE USA MUITAS QUESTÕES ANTERIORES PARA CONTINUAR DERRUBANDO OS SOFREDORES, QUE SOMOS NÓS.

  • Daí esse LIXO de banquinha fuleira vem com essa questão:

     

    Ano: 2018        Banca: CESPE        Órgão: EBSERH        Prova: Assistente Administrativo

    Julgue o próximo item, referente a tabela de temporalidade, acondicionamento, armazenamento, preservação e conservação de documentos em arquivo.

     

    Em documentos mantidos em arquivos permanentes, as reações químicas devido aos materiais utilizados nos invólucros são situações esperadas, mas praticamente impossíveis de ser evitadas.

     

    Gabarito: ERRADO.

     

    EU PENSEI QUE NÃO FOSSE IMPOSSÍVEL EVITAR DETERIORAÇÃO DE DOCUMENTOS, CESPE DO MEU CARALHO.

  • Segundo o CESPE:

    NÃO há relação entre a presença de microrganismos e os invólucros,

  • Gab. E

    Li recentemente no Manual CONARQ que, a depender das condições climáticas, a embalagem pode ser um "facilitador" da proliferação de micro-organismos ao criar uma "estufa", ou "micro-clima". Utilizam-se embalagens principalmente para prevenir a degradação por manuseio frequente, acidentes mecânicos etc.

  • "As embalagens protegem os documentos contra a poeira e danos acidentais, minimizam as variações externas de temperatura e umidade relativa e reduzem os riscos de danos por água e fogo em casos de desastre."

    Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo (Conarq)

  • Gab: ERRADO

    As embalagens protegem os documentos contra a poeira e danos acidentais, minimizam as variações externas de temperatura e umidade relativa e reduzem os riscos de danos por água e fogo em casos de desastre.

    Recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivos - CONARQ - 2005, pág. 14.