SóProvas


ID
1458853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos elementos que interferem na conservação dos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
A luz do dia é um elemento fundamental para que se mantenha um ambiente adequado à conservação dos documentos de arquivo, principalmente aqueles em suporte cartográfico.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, povo. 

    3. Preservação (Dicas/Comentários)
    1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.
    Fonte: Arquivo Nacional.

  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista - Arquivologia

    A fim de proteger os documentos da radiação ultravioleta (UV) da luz solar, deve-se monitorar os níveis de luminosidade do local e utilizar persianas, cortinas ou filtros nas janelas. Para protegê-los da incidência de luz proveniente de lâmpadas fluorescentes, que também emitem radiação UV, é necessário aplicar, sobre os tubos ou luminárias, filtros bloqueadores.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - DPF - Escrivão da Polícia Federal

    A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são, a médio e longo prazos, prejudiciais à conservação dos documentos.

    GABARITO: CERTA.


  • Falou-->Luz  do dia para conservação de documentos, Errada! 

  • Luz natural ou artificial são um dos principais agentes de degradação e são facilitadores do surgimento da oxidação.

    deve reduzir ao máximo a exposição de documentos e obras à luz.

    Gab. errado

  • Não inventem isso no Ceará, se não até o suporte derrete. É osso

  • A radiação luminosa, seja esta natural ou artificial, é fator que contribui para a deterioração do suporte documental, devendo, portanto, ser evitada, no que possível.

  • 5.3. Preservação 


    1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.
    2) O ar seco e a umidade enfraquecem o papel, e esta provoca mofo.
    3) A temperatura deve ser baixa. O calor constante destrói as fibras do papel. A umidade também deve ser baixa. Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações.
    4) As mãos devem estar sempre limpas e livres de sujeira e gorduras. Sempre que possível, utilize luvas de algodão para manipular documentos, fotografias e gravuras.
    5) Tintas e grafites podem causar danos à documentação, manchando, causando riscos, perfurações ou rasgos.
    6) Não dobre o canto da folha para marcar páginas. Esta dobra, no futuro, poderá causar o rompimento do papel. Utilize marcadores de livros em papel livre de acidez.
    7) Não umedeça o dedo com a saliva para virar as folhas de um livro. Ela afeta a sua saúde e pode provocar o desenvolvimento de micro-organismos na documentação.
    8) Não use clipes e grampos metálicos. Utilize clipes plásticos ou proteja os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.
    9) Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.
    10) Cuidado ao retirar um documento de uma estante ou caixa. Evite rasgos, danos nas capas e lombadas, segurando-o corretamente na parte mediana da encadernação.
    11) Os poluentes são os principais agentes de deterioração dos acervos, catalisando reações químicas danosas (levando à formação de ácidos; e sujam, arranham e desfiguram os materiais).
    12) Utilizar aparelhos de ar condicionado somente se puderem ficar ligados durante o dia e à noite; caso contrário, os danos são muito maiores.
    13) Fitas de vídeo devem ser rebobinadas periodicamente e mantidas na posição vertical com a bitola cheia voltada para baixo.
    14) Disquetes e outros meios eletrônicos devem ser mantidos longe de campos eletromagnéticos (computadores, aparelhos de som e TV etc.) e livres de poeira, umidade e temperaturas altas.
     

    Fonte:Arquivologia para Concurso, Renato Valentini.

  • "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas"

    Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação.

    O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas desbotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações.

    O componente da luz que mais merece atenção é a radiação ultravioleta (UV). Qualquer exposição à luz, mesmo que por pouco tempo, é nociva e o dano é cumulativo e irreversível. A luz pode ser de origem natural (sol) e artificial, proveniente de lâmpadas incandescentes (tungstênio) e fluorescentes (vapor de mercúrio). Deve-se evitar a luz natural e as lâmpadas fluorescentes, que são fontes geradoras de UV.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)