SóProvas


ID
1458946
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à Teoria da Agência, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sugestão de leitura: org1.wikispaces.com/Teoria+da+agência

  • Tinha que ser a FGV....

  • Gabarito D - A teoria da agência se baseia na crença de que não há agente perfeito nem contrato completo.

     

    Li a sugestão do colega Felipe e segui não entendendo a resposta hahaha

  • GABARITO D

     

    A teoria da agência é a base teórica que busca analisar as relações entre os participantes de um sistema, onde propriedade e controle são designados a pessoas distintas, o que pode resultar em conflitos de interesse entre os indivíduos.

    http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/anais/1CCF/20090723162546.pdf

    Dentro dessa relação, entre principal e agente, ocorre uma assimetria de informações, pois o agente tem acesso a dados que o principal não tem e vice-versa. Assim, a hipótese fundamental dessa teoria é que as pessoas têm interesses diferentes e cada uma busca maximizar seus próprios objetivos.

    http://www.blbbrasil.com.br/artigos/teoria-da-agencia/

     

  • Ohhh desgraça! cada dia uma teoria diferente.

    Enquanto não for indicada a fonte bibliográfica nas provas de Adm.Geral e Pública resolver esse tipo de questão só no jogo de azar mesmo, o pior é que elas nem são muito raras.. afff.

  • Na TA, formalizada por Jensen e Meckling, a sociedade é concebida como uma rede de contratos, explícitos e implícitos, os quais estabelecem as funções e definem os direitos e deveres de todos os stakeholders (participantes). Dessa relação, surgem as figuras do principal e do agente, sendo que o primeiro se situa no centro das relações de todos os interessados na empresa. Já o segundo, como o próprio nome sugere, é um agente contratado, podendo ser empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, credores, reguladores e governos.

    Dentro dessa relação, entre principal e agente, ocorre uma assimetria de informações, pois o agente tem acesso a dados que o principal não tem e vice-versa. Assim, a hipótese fundamental dessa teoria é que as pessoas têm interesses diferentes e cada uma busca maximizar seus próprios objetivos.

    Ao abordar relações econômicas bilaterais entre essas figuras, a Teoria da Agência apresenta três condições:

    O agente dispõe de vários comportamentos possíveis de adoção;

    A ação dos agentes afeta não apenas seu próprio bem-estar, mas também o do principal;

    As ações do agente dificilmente são observáveis pelo principal, por haver assimetria informacional entre as partes.

    Os conflitos de interesse geram custos, pois são necessárias medidas para monitorar os administradores, as quais incluem: contratação de auditoria independente; implementação de medidas de controle; gastos com seguros contra danos provocados por atos desonestos de administradores; estabelecimento da remuneração dos agentes vinculada ao aumento da riqueza dos acionistas, como a concessão de ações ou opções de ações aos administradores e outros incentivos ao alinhamento dos interesses entre estes e a administração. Os custos de minimização do conflito de agência são denominados custos de agência.

    Para reduzir os conflitos de interesses, se faz necessário utilizar mecanismos de Governança Corporativa.

  • Queria pq a FGV só utiliza as teorias que menos são utilizadas por outras bancas.

  • Não entendi qual o erro da alternativa A: "A delegação para que alguém exerça o poder em nome de outrem cria o conflito de agência."

    Fundamentação: "Uma das preocupações da Governança Corporativa consiste no relacionamento entre os executivos ou acionistas controladores com os acionistas minoritários. Dessa relação pode nascer a situação conhecida dentro da Governança Corporativa como conflito de agência, que ocorre quando o principal (acionista) delega a administração do negócio ao agente (gestor), que usa o poder para atingir objetivos próprios e não do todo. Para minimizar os conflitos de agência, a Governança Corporativa determina que alguns princípios sejam seguidos. Entre eles está o princípio da equidade, que postula que os agentes e os proprietários mantenham um relacionamento justo e igualitário" (Fonte: Moura et. al."Conflitos de Agência, Legitimidade e o discurso sobre Governança Corporativa: o caso Petrobras", 2014.)

    "Em uma relação de agência, geralmente verifica-se a existência de um claro conflito de interesses entre o principal e o agente. Jensen e Meckling (1976) salientam que quando dois indivíduos são maximizadores de utilidade, então existe uma boa razão para acreditar que os agentes não agirão na defesa do melhor interesse do principal" ("Teoria do Agente, Teoria da Firma e os Mecanismos de Governança Corporativa no Brasil").