SóProvas


ID
1458949
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os modelos de governança preconizados devem agregar elementos que visem garantir aos interessados (stakeholders) uma gestão organizacional com equidade (fairness), transparência (disclosure) e responsabilidade pelos resultados (accountability) num ambiente de cumprimento às normas (compliance).
Com relação à função compliance, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Complementa as funções da auditoria interna mantendo a sua independência e sem gerar superposição de funções.
( ) “Estar em compliance” significa seguir as leis e normas para o setor, independentemente dos regulamentos internos de cada instituição.
( ) A perda de reputação por ações com impacto negativo para stakeholders caracteriza um elemento de “risco de compliance”.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Accountability - remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados

    Compliance-  conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares

    Disclosure - divulgação de informações financeiras, é um termo contábil usado para descrever o processo de fornecimento do acesso público a informações financeiras de uma empresa com o objetivo de dar transparência a esses dados.

    Fairness - Fairness ou equidade: consite no tratamento justo a todos os acionistas, tanto na geração de riquezas como nos resultados das operações.

    Stakeholders - Pessoas interessadas, alguém que tem um interesse direto ou indireto na empresa

  • letra C. Quando surgiu a atividade de compliance, principalmente nas instituições financeiras, a maioria direcionou a atividade para ser desempenhada pela assessoria jurídica, considerando a expertise dos mesmos nas interpretações dos instrumentos legais. As empresas que possuem grande responsabilidade jurídica e normativa em seus atos, são as que mais precisam implantar um departamento que garanta a conformidade de seus atos ou, pelo menos, ter uma assessoria externa para agir em apoio à sua alta direção.

    http://michaellira.jusbrasil.com.br/artigos/112396364/o-que-e-compliance-e-como-o-profissional-da-area-deve-atuar

  • O erro da II é o  "independentemente dos regulamentos internos de cada instituição. "

  • GABARITO C

     

    ( ) Complementa as funções da auditoria interna mantendo a sua independência e sem gerar superposição de funções. (Verdadeiro)

    ( ) “Estar em compliance” significa seguir as leis e normas para o setor, independentemente dos regulamentos internos de cada instituição. (erro)

    Podemos ver no enunciado: "cumprimento às normas (compliance).  "

    Meu humilde comentário: O fato de fazer algo legalmente correto, não quer dizer que você está seguindo as orientações/normas da empresa,

    ( ) A perda de reputação por ações com impacto negativo para stakeholders caracteriza um elemento de “risco de compliance”. (Verdadeiro)
     

    Portanto a sequência é V , F  ,V.

  • (V) Complementa as funções da auditoria interna mantendo a sua independência e sem gerar superposição de funções

    As funções de compliance não se confunde com as funções de auditoria interna. Em conjunto, esses dois mecanismos de governança contribuem para que a organização atinja os seus resultados.

    (F) “Estar em compliance” significa seguir as leis e normas para o setor, independentemente dos regulamentos internos de cada instituição.

    O compliance inclui o cumprimento dos regulamentos internos de cada instituição.

    (V) A perda de reputação por ações com impacto negativo para stakeholders caracteriza um elemento de “risco de compliance”.

    O risco de compliance envolve não apenas as sanções regulamentares, mas também as sanções que afetam a reputação da empresa. O exemplo interessante ocorreu com a Nike quando a empresa foi acusada de utilizar mão de obra escrava. Muito além das sanções legais, a “mancha” à reputação da marca afeta diretamente a sustentabilidade da empresa no longo prazo.

    Gabarito: C

  • Parecia prova de inglês !

  • Auditoria interna e compliance são funções distintas. Apesar disso, possuem conexões entre si. Isso porque, a compliance assegura que itens de auditoria relacionados a não conformidade com as leis, regulamentações e políticas sejam observados pelas várias áreas da instituição.

    Estar em compliance significa estar em conformidade, em consonância com o dever de cumprir e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da instituição.

    Finalmente, cumpre discorrer que o risco de compliance é o risco de sanções legais ou regulamentares, perdas financeiras ou mesmo perdas reputacionais decorrentes da falta de cumprimento de disposições legais, regulamentares, códigos de conduta, entre outros.