- 
                                (Gabarito B) CHIAVENATO (2009): Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia. a. Expansionismo. É o princípio que sustenta que todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas a sua ênfase reside na focalização do todo do qual aquele fenômeno faz parte. Essa transferência da visão focada nos elementos fundamentais para uma visão focada no todo denomina-se abordagem sistêmica  b. Pensamento sintético. É o fenômeno visto como parte de um sistema maior e é explicadoem termos do papel que desempenha nesse sistema maior. Os órgãos do organismo humano são explicados pelo papel que desempenham no organismo e não pelo comportamento de seus tecidos ou estruturas de organização. A abordagem sistêmica está mais interessada em juntar as coisas do que em separá-las. c. Teleologia. É o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outros termos, a relação causa-efeito não é uma relação determinística ou mecanicista, mas simplesmente probabilística. A teleologia é o estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos e passou a influenciar poderosamente as ciências. Enquanto na concepção mecanicista o comportamento é explicado pela identificação de suas causas e nunca do seu efeito, na concepção teleológica o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo produzir. A relação simples de causa e efeito é produto de um raciocínio linear que tenta resolver problemas através de uma análise variável por variável. Isso está superado. A lógica sistêmica procura entender as inter-relações entre as diversas variáveis a partir de uma visão de um campo dinâmico de forças que atuam entre si. Esse campo dinâmico de forças produz um emergente sistêmico: o todo é diferente de cada uma de suas partes. O Sistema apresenta características próprias que não existem em cada uma de suas partes integrantes. Os sistemas sã Visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos.Com esses três princípios - expansionismo, pensamento sintético e teleologia - a Teoria Geral de Sistemas (TGS) permitiu o surgimento da Cibernética e desaguou na Teoria Geral da Administração redimensionando totalmente suas concepções. Eoi uma verdadeira revolução no pensamento administrativo. A teoria administrativa passou a pensar sistemicamente. 
- 
                                Não vejo o erro da alternativa III, alguém me ajuda?
                            
- 
                                LETRA B I - ERRADA - Concebida como um sistema ABERTO II - CERTA III - ERRADA - OS SISTEMAS ABERTOS, no processo de entropia.... 
- 
                                A entropia negativa pede que o sistema seja aberto. Daí o erro da 3. 
- 
                                Na realidade são nos sistemas ISOLADOS que ocorre a entropia negativa para sua sobrevivência. Só fiquei em dúvida quanto a considerar ISOLADOS como FECHADOS. Errei a questão, marquei a 3 como sendo correta. 
- 
                                III. Os sistemas fechados, no processo de entropia negativa, renovam as energias necessárias à sua sobrevivência. ERRADA Os sistemas fechados estão mais ligados ao conceito de entropia positiva. _________________ Entropia positiva = Desgaste positivo, ou seja, o sistema vai naturalmente perdendo a sua capacidade, tendendo a desaparecer. É a tendência dos sistemas fechados em caminharem ao caos, ou estado aleatório. Estado em que as energias não são mais capazes de realizar o seu trabalho. Ou seja, entropia positiva ou simplesmente entropia tem sentido negativo. Entropia negativa = Desgaste negativo, ou seja, uma reversão do desgate, uma renovação desse sistema para que ele tenha mais força e continue existindo. Está relacionado ao acúmulo de energia para uso posterior, a fim de que a empresa continue se desenvolvendo. Ou seja, entropia negativa tem sentido positivo para a empresa. Se a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência. 
- 
                                Gabarito: B   São premissas básicas dessa teoria:   1 - Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema.   2 - Os sistemas são abertos. É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas.   3 - As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.     Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu 
- 
                                I- Sistema Aberto- dividido em social e técnico II- Certa III- Seria mudar para o sistema aberto e assim ocorrendo a entropia negativa( que é a tendência a inovar, sobreviver as mudanças). 
- 
                                
                            
- 
                                I. Modelo sociotécnico de Tavistock - sistema aberto dividido em técnico e social II. Certa. Os sistemas existem dentro dos sistemas, os sistemas são abertos, as funções do sistema depende da sua estrutura III. Sistema aberto - entropia negativa 
- 
                                I) Errado. O Modelo de Tavistok vê as organizações como um sistema aberto com dois subsistemas, e não um sistema fechado, como afirmado pelo item.
 II) Certo. A TGS realmente contraria uma visão de sistema fechado, fazendo nascer uma visão de sistema aberto, que interage com o ambiente.
 III) Errado. Os sistemas abertos, num processo de entropia negativa, é que renovam as energias para sobrevivência.
   Prof. Carlos Xavier 
- 
                                Gab B I) Errado.No modelo sociotécnico de Tavistok a organização é concebida como um sistema aberto com dois subsistemas(subsistema técnico e subsistema social); II) Certo. A TGS  contraria uma visão de sistema fechado.  O foco deveria estar não mais dentro da própria organização, mas na relação que as partes da organização tinham entre si e com o ambiente externo, sendo esta a primeira teoria que observa a organização como aberta ao ambiente. III) Errado. Os sistemas abertos, num processo de entropia negativa, é que renovam as energias para sobrevivência. 
- 
                                Os sistemas fechados estão mais ligados ao conceito de entropia positiva. Entropia positiva = Desgaste positivo, ou seja, o sistema vai naturalmente perdendo a sua capacidade, tendendo a desaparecer. É a tendência dos sistemas fechados em caminharem ao caos, ou estado aleatório. Estado em que as energias não são mais capazes de realizar o seu trabalho. Ou seja, entropia positiva ou simplesmente entropia tem sentido negativo. Entropia negativa = Desgaste negativo, ou seja, uma reversão do desgate, uma renovação desse sistema para que ele tenha mais força e continue existindo. Está relacionado ao acúmulo de energia para uso posterior, a fim de que a empresa continue se desenvolvendo. Ou seja, entropia negativa tem sentido positivo para a empresa. Se a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência.   
- 
                                 Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia.  Expansionismo. É o princípio que sustenta que todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas a sua ênfase reside na focalização do todo do qual aquele fenômeno faz parte. Essa transferência da visão focada nos elementos fundamentais para uma visão focada no todo denomina-se abordagem sistêmica  Pensamento sintético. É o fenômeno visto como parte de um sistema maior e é explicadoem termos do papel que desempenha nesse sistema maior. Os órgãos do organismo humano são explicados pelo papel que desempenham no organismo e não pelo comportamento de seus tecidos ou estruturas de organização. A abordagem sistêmica está mais interessada em juntar as coisas do que em separá-las. Teleologia. É o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outros termos, a relação causa-efeito não é uma relação determinística ou mecanicista, mas simplesmente probabilística. A teleologia é o estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos e passou a influenciar poderosamente as ciências. Enquanto na concepção mecanicista o comportamento é explicado pela identificação de suas causas e nunca do seu efeito, na concepção teleológica o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo produzir. A relação simples de causa e efeito é produto de um raciocínio linear que tenta resolver problemas através de uma análise variável por variável. Isso está superado. A lógica sistêmica procura entender as inter-relações entre as diversas variáveis a partir de uma visão de um campo dinâmico de forças que atuam entre si. Esse campo dinâmico de forças produz um emergente sistêmico: o todo é diferente de cada uma de suas partes. O Sistema apresenta características próprias que não existem em cada uma de suas partes integrantes. Os sistemas sã Visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos.Com esses três princípios - expansionismo, pensamento sintético e teleologia - a Teoria Geral de Sistemas (TGS) permitiu o surgimento da Cibernética e desaguou na Teoria Geral da Administração redimensionando totalmente suas concepções. Eoi uma verdadeira revolução no pensamento administrativo. A teoria administrativa passou a pensar sistemicamente. 
- 
                                Segundo a TGS, os sistemas não podem ser compreendidos pela análise separada e exclusiva de cada parte, pelo contrário, pressupõe-se que haja a compreensão da dependência recíproca de todos os sistemas, bem como sua forma de integração. Assim, para entender uma organização (um sistema) é preciso avaliar a relação de interdependência e reciprocidade que existe entre esse sistema e os demais (outras organizações, governo, clientes, fornecedores, países, etc).	   Vamos analisar as afirmativas.   I. Errado. Segundo a TGS, as organizações são sistemas orgânicos/abertos, ou seja, influenciam e sofrem influência do ambiente no qual estão inseridas.   II. Certo. Sistemas fechados seriam unidades que não sofrem influência do ambiente externo. Em um mundo cada vez mais interligado e complexo é quase impossível identificarmos sistemas fechados. Todas as organizações em maior ou menor grau sofrem influência do ambiente.   III. Errado. Dentro da perspectiva da ciência administrativa, adotando-se o conceito de entropia teríamos que as organizações que se mantém isoladas não fazendo a retroação das informações obtidas pelo sistema maior (mercado) tenderia à ruína e ao desaparecimento.   Para evitar a ocorrência da entropia é preciso que a organização faça retroação (feedback) e incorpore as informações e energia obtidas do sistema maior. A esse processo damos o nome de entropia negativa ou negetropia. Não há como fazer entropia negativa em sistemas fechados, visto que esse tipo de sistema não se comunica com o ambiente externo.   Portanto, somente a afirmativa II está correta. Alternativa letra B.   GABARITO: B