-
A) Na Teoria X, o gerente parte do pressuposto que a maioria das pessoas precisa ser dirigida, não deseja assumir responsabilidades e procura segurança acima de tudo. O gerente entende que o funcionário é motivado por dinheiro, vantagem no emprego e ameaça de punição. Assim, entende-se que os empregados querem fazer o menor esforço possível, não têm vontade de trabalhar e apresentam pouca ou nenhuma ambição no emprego. Dessa forma, o gestor deve estruturar, controlar e supervisionar rigorosamente seus subordinados., pois as pessoas não merecem confiança, sãoirresponsáveis e imaturas. McGregor descreveu essa Teoria como a motivação do “pão numa mão e pau na outra”.
Por outro lado, a Teoria Y pressupõe que os funcionários desejam realizar trabalhos relevantes e, se lhes forem dadas oportunidades, atuarão com responsabilidade, maturidade e criatividade, tomando decisões e tornando significativo seu desempenho organizacional
Cury, 2012, p. 31.
-
Teoria X: Pessoas não gostam de trabalhar, precisam ser ameaçadas, são preguiçosas, indolentes, sem ambição e iniciativa.
Teoria Y: vê as pessoas de forma positiva, as pessoas gostam de trabalhar, são capazes de se autogerenciar, buscam assumir responsabilidades.
-
Teoria x =peXimista.
Teoria y=otYMista.
-
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: CODEBA
As teorias X e Y de McGregor e os sistemas de administração de Likert permitem traçar algumas correlações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. A teoria X e Y são antagônicas e mantém relação direta com a variável principal sistema de recompensas. CERTA
???
-
Teoria X
É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, a saber:
• As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.
• Falta-lhes ambição: não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência.O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.
• A sua própria natureza leva-as a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.
• A sua dependência torna-as incapazes de autocontrole e autodisciplina: elas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.
Chiavenato, Int. à TGA
-
Alguém comenta a terceira alternativa?
-
Gabarito Letra A
Segundo a teoria, as duas teorias são completamente opostas.
Diante disso, a teoria X precisaria de todo o estimulo e recompensas possiveis ou puxoes de orelhas para que o empregado trabalhe e dificilmente trabalharia em sua maxima capacidade. Ou seja, na base do chicote. Precisa então de muitos "estimulos", desde recompensas até marretadas dos chefes.
Já a teoria Y, os empregados possuem seu proprio estimulo, trabalharia em sua maxima capacidade e não necessitaria de estimulos EXTERNOS, pois, reconhece que a fonte de sua motivação é interna, e, por isso, diverge por completo da teoria X.
Gabarito Letra A
-
I. O ser humano da Teoria X é indolente e egocêntrico. Falta-lhe ambição e trabalha o mínimo possível. (MAL TRABALHADOR)
II. O ser humano da Teoria Y é naturalmente resistente às mudanças, mas tem potencial para assumir desafios.(RESISTENTE AS MUDANÇAS É UMA CARACTERÍSTICA RUIM, PORTANTO TERIA QUE SER X)
III. Em ambos os casos (Teoria X e Teoria Y) o desempenho do ser humano varia em função dos incentivos financeiros.(SÓ NA X DEVIDO A INCENTIVOS FINANCEIROS)
-
Sobre o item 3, os incentivos nem sempre serão financeiros, lembrem disso!