SóProvas


ID
1459006
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao impacto causado nas organizações pelos cinco tipos de mudança – ruptura, sobressalto, erosão, elaboração e enxerto, analise as afirmativas a seguir.
I. A ruptura é a forma mais radical de mudança na organização e atinge todos os aspectos da estratégia vigente.
II. A elaboração ocorre como refinamento gradual da estratégia vigente e pode ter sentido top-down e/ou bottom-up.
III. A erosão se dá pela deliberada ação de grupo(s) dentro da organização em função de novos interesses e disputas.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A erosão não é deliberada, é a única que é de maneira SOMENTE emergente, por isso letra D

  • Com base nessas quatro dimensões, Giroux (1990, apud Silva, 2001) identifica cinco tipos de mudança mencionados na literatura da administração. Esses tipos de mudança são classificados de acordo com as dimensões citadas no Quadro 6 e descritos a seguir: 


    · Ruptura - Tipo de mudança que pode ser considerada como revolucionária, pois atinge todos os níveis da estratégia. Implica uma transformação dramática da posição da empresa, seja em resposta a uma crise interna ou a uma descontinuidade importante no ambiente. Gera questionamento sobre as rotinas e práticas vigentes na organização. Tendo em vista o caráter crucial e a urgência da situação se faz necessária uma ação imediata e enérgica, que pode resultar em uma mudança fortemente deliberada, imposta por novos dirigentes recrutados. (ITEM I CORRETO)


    Sobressalto - Mudança que afeta as práticas da organização, porém geralmente se insere dentro do quadro das regras existentes. Possui um aspecto transitório marcado por uma transformação momentânea das atividades visando a adaptação da organização a uma variação pontual no ambiente. A tomada de decisão tende a ser centralizada por causa da pequena margem de tempo para a sua realização. Apesar de temporária, sua assimilação pode não ser tão simples, pois é possível que ocorram repercussões na organização a longo-prazo. 


    · Erosão - Tipo de mudança que, através da acumulação de mudanças marginais, produz uma transformação global e radical a longo-prazo. Refere-se a mudanças emergentes, muitas vezes involuntárias ou mesmo inconscientes, influenciadas por grandes variações no ambiente. Tende a transformar a identidade, o domínio e as práticas organizacionais. Não é deliberada. (ITEM III ERRADO).


    · Elaboração - Mudança evolutiva, gradual e durável. Geralmente representa um refinamento da estratégia atual, podendo, no entanto, afetar os seus mais diferentes níveis e ter a longo-prazo um impacto significativo sobre o conjunto dessa estratégia. Representa um ajuste da organização à evolução de seu ambiente. Esse tipo de mudança ocorre devido à necessidade de aprendizado nas organizações em face das exigências emergentes do ambiente em transformação. Pode ser dirigida pelo topo da organização, emergir da base, ou ser conseqüência desses dois movimentos simultaneamente (top down) . ITEM II CORRETO


    GABA. D


    FONTE:   http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8339/8339_3.PDF    (Páginas 15 a 17)


    valewww

  • Só complementando o ótimo comentário do Marcus:

    Enxerto - É um tipo de mudança significativo. Adiciona novos valores e escolhas de domínios ou práticas à estratégia da organização, que não entram em contradição com as regras em vigor, apesar de serem radicalmente diferentes destas. Representa um enxerto de significação na história da organização. Existem poucos dados históricos sobre esse tipo de mudança na literatura específica.

  • LETRA D

    erosão não é deliberada! SOMENTE EMERGENTE!

  • A Erosão não consiste em uma ação deliberada, pelo contrário, ela ocorre de maneira involuntária e inconsciente, influenciada pela ocorrência de variações no ambiente.

  • Gabarito D

    I e II corretas

    III - errada

    CLASSIFICAÇÕES SEGUNDO CRITÉRIO DE GIROUX

    EROSÃO:

    • Por meio da acumulação de mudanças marginais, produz uma transformação global e radical a longo prazo

    Emergentes, muitas vezes involuntárias ou mesmo inconscientes, influenciadas por grandes variações no ambiente; e

    • Tende a transformar a identidade, o domínio e as práticas organizacionais.