I. Os planos de estabilização adotados no Brasil na segunda metade da década de 1980 procuravam eliminar a inflação de oferta que há muito assolava o país.
Planos década de 1980:
- 1986 - Plano Cruzado (Sarney): substituía o Cruzeiro pelo Cruzado. Durante o processo de conversão da moeda os salários foram congelados pelo poder de compra dos últimos 6 meses + 8% para compensar, além disso, criou uma cláusula de gatilho salarial quando a inflação atingisse 20%. Além disso teve congelamento dos preços - apoio das Fiscais do Sarney. Inicialmente provocou a queda da inflação, porém após um tempo começou a faltar produtos nas prateleiras, o que provocou pressão inflacionária.
- 1987 - Plano Bresser (Sarney): foi uma alternativa ao Plano Cruzado. Retirou o gatilho salarial e buscava reduzir o déficit público. Aumentou a taxa de juros. Foi mais um dos infrutíferos planos da década de 80.
- 1989 - Plano Verão (Sarney): esse plano realizou medidas ortodoxas, como o aumento da taxa de juros, redução dos gastos do governo, porém também teve medidas heterodoxas, tais como o congelamento de preços e a nova mudança de moeda - de Cruzado para Cruzado Novo. Desvalorizou a taxa de cambio para posteriormente fixa-lá em 1NCz$ = 1USD. Os economistas atribuem o insucesso desse plano à promulgação da Constituição Cidadã, que elevou o custo dos trabalhadores para os empregadores, além de criar inúmeras transferências constituicionais para os estados e municípios.
Como podemos ver, os planos fracassados da década de 80 buscaram combater a inflação inercial, não a inflação de oferta.
ERRADO
II. A desindexação de contratos foi uma das medidas adotadas em 1994 com a implantação do Plano Real para eliminar a inflação inercial brasileira.
III. O principal instrumento de combate à inflação adotado no Plano Collor I em 1990 foi uma medida fiscal contracionista.
Plano Collor I: os formuladores desse plano aprenderam com os fracassos dos planos da década de 1980 que o excesso de liquidez dos ativos financeiros era um dos motivos que impossibilitava o sucesso. Para combater a aceleração inflacionária, o Plano Collor I buscou realizar uma série de reformas. A monetária promoveu o sequestro da liquidez da economia (sequestrodas poupanças); a administrativa visava aumentar a arrecadação e reduzir os gastos (caçador de marajás). Além das reformas, promoveu o congelamento dos preços, a desindexação dos salários e a abertura comercial. O principal instrumento de combate à inflação foi a retirada da liquidez, não uma política fiscal contracionista como afirma o enunciado.
ERRADO
IV. Ao longo do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Banco Central tem combatido a inflação por meio da elevação da taxa de juros, dado o diagnóstico de inflação de demanda.