SóProvas


ID
1459444
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação aos créditos adicionais, nos termos da Lei Federal no 4.320/64, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. http://jus.com.br/artigos/14728/realizacao-de-despesa-sem-autorizacao-legal-e-a-abertura-de-credito-adicional-pelo-poder-legislativo-municipal

  • Alternativa A!  copiou e colou da Lei n.º 4.320/64


    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.




  • Gabarito A



    a) Art.43 - A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.

    b e c) ART. 43 Parágrafo 1o - Fontes de recursos: superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; os provenientes de excesso de arrecadação; os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentarias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder executivo realizá-las.

    d) Trata de créditos suplementares somente.

    e) Art. 44 - Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.
  • QUAIS AS FONTES DOS CRÉDITOS ADICIONAIS?
     

    São as seguintes as origens dos créditos adicionais:
     

    · Excesso de arrecadação — É o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês, entre a receita realizada (arrecadada) e a prevista.

    · Superávit financeiro apurado em balanço patri­monial do exercício anterior — saldo positivo entre o ativo e o passivo financeiro.

    · Anulação parcial ou total de dotações orça­mentárias ou de créditos adicionais - elimina­ção de despesas

    · Operações de Crédito realizadas - empréstimos tomados no mercado financeiro.

    · Recursos decorrentes de vetos, de emendas ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual.