Poços
Os poços são escavados com pá, picareta, balde e sarrilho, e destinam-se ao exame das camadas do subsolo ao longo de suas paredes, possibilitando a coleta de amostras deformadas ou indeformadas. Apesar da vantagem de se obter amostras indeformadas com maior facilidade, o seu emprego encontra limitação no seu elevado custo, pois exige onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamento d'água quando a prospecção descer abaixo do lençol freático.
Sondagens a Trado
A sondagem a trado é realizada com a utilização do trado cavadeira ou do trado helicoidal. A finalidade dessa sondagem é a coleta de amostras deformadas (amostras amolgadas), determinação da profundidade do nível d'água, identificação dos horizontes do terreno, além de ser adotado na etapa inicial da perfuração para o ensaio de penetração (SPT).
Sondagens a Percussão do tipo SPT (Standard Penetration Test)
A sondagem a percussão é um procedimento geotécnico de campo, capaz de amostrar o subsolo. Quando associada ao ensaio de penetração dinâmica (SPT), mede a resistência do solo ao longo da profundidade perfurada.
As sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT (Standard Penetration Test), têm por objetivo:
a) a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência;
b) a posição do nível d'água.
c) os índices de resistência à penetração (N) a cada metro.
Sondagens Rotativas
Geralmente, a sondagem rotativa ocorre após a sondagem a percussão na camada de solo. Essa conjugação é denominada sondagem mista.
A sondagem rotativa utiliza uma perfuratriz (sonda rotativa) com coroa diamantada quando o furo de sondagem atinge uma camada de rocha, solo de alta resistência, blocos, ou matacões. O objetivo desse ensaio é obter testemunhos (amostras cilíndricas de rochas) que permitem a identificação das descontinuidades do maciço rochoso, assim como realizar ensaios "in situ" no interior da perfuração, tal como ensaio de perda de água, que mede a permeabilidade da rocha ou localização de fendas e falhas.