SóProvas


ID
1460506
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às estacas pré-moldadas de concreto, analise as afirmativas a seguir.

I. São moldadas in loco, armadas.

II. São introduzidas no terreno por meio de perfuração rotativa.

III. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré-moldadas e pré-fabricadas.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Item errado, pois "in loco" é diferente de pré-moldado.

    II. Item errado, pq as estacas pré-moldadas não são introduzidas por perfuração rotativa e sim por golpes de martelo...

    III. Item correto, texto extraído da NBR...

  • Complementando...

    TOP CAIDORES:

     

    3.1 2 estaca de reação (mega ou prensada): estaca introduzida no terreno por meio de macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada especificamente para esta finalidade.


    3.1 3 estaca raiz: estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis


    3.1 4 estaca escavada com injeção ou microestaca: estaca moldada in loco, armada, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva e injetada com calda de cimento por meio de um tubo com válvulas (manchete)


    3.1 5 estaca escavada mecanicamente: estaca executada por perfuração do solo através de trado mecânico, sem emprego de revestimento ou fluido estabilizante. Um caso particular da estaca escavada mecanicamente é a estaca broca executada, usualmente, por perfuração com trado manual


    3.1 6 estaca Strauss: estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto


    3.1 7 estaca escavada com fluido estabilizante: estaca moldada in loco, sendo a estabilidade da parede da perfuração assegurada pelo uso de fluido estabilizante ou agua quando tiver revestimento metálico. Recebe a denominação de estaca escavada quando a perfuração é feita por uma caçamba acoplada a uma perfuratriz, e estaca barrete quando a seção for retangular e escavada com utilização de clam-shell.


    3.1 8 estaca Franki: estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.

     

    3.21 estaca hélice contínua monitorada: estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura e introduzida após a concretagem da estaca


    3.22 estaca hélice de deslocamento monitorada: estaca de concreto moldada in loco que consiste na introdução de um trado apropriado no terreno, por rotação, sem que haja retirada de material, o que ocasiona um deslocamento do solo junto ao fuste e à ponta. A injeção de concreto é feita pelo interior do tubo central em torno do qual estão colocadas as aletas do trado simultaneamente à sua retirada por rotação.

  • NBR 6122 - Projeto e Execução de Fundações.

     

    3.10 estaca pré-moldada ou pré-fabricada de concreto

    estaca constituída de segmentos de concreto pré-moldado ou pré-fabricado e introduzida no terreno por golpes de martelo de gravidade, de explosão, hidráulico ou martelo vibratório. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré-moldadas e pré-fabricadas e para efeito desta Norma elas serão denominadas como pré-moldadas.