SóProvas


ID
1461568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da estrutura e organização da administração pública brasileira, julgue o item subsecutivo.

As empresas públicas possuem personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio e são criadas por lei específica.

Alternativas
Comentários
  • A questão estava indo bem até colocar farinha de pão na massa do fubá.  Vamos dividir:

    1) As empresas públicas possuem personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio  [OK]

    2) e são criadas por lei específica. [Parte errada. A massa desandou]

     

  • “somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação” (art. 37, inciso XIX da CF/88).


  • São autorizadas por lei específica.

    Gab: E

  • Reposta: E

    Empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado criadas por autorização legislativa específica

    Decreto Lei 200/67: Autarquia – o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    Fonte: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/autarquia-na-administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-indireta
     

  • Fundações públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criadas em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.

    Autarquias: criada por lei (direito público) →o serviço autônomo, criada por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

  • São autorizadas por lei específica.