SóProvas


ID
1461745
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino da organização textual do discurso narrativo. Sobre essas orientações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cadê o texto?
  • GABARITO C

     

    Realmente parece que falta o texto mas segue um texto sobre a narração e suas características. Daí podemos chegar a resposta correta.

     

    A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.

     

    Sendo assim, começaremos por expor os elementos que formam a estrutura da narrativa:

    TEMPO: O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram, mas não se consegue distingui-lo.

    ESPAÇO: O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.

    ENREDO: É o fato em si. Aquilo que ocorreu e que está sendo narrado. Deve ter um começo, um meio e um fim.

    PERSONAGENS: São os indivíduos que participaram do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas).

    NARRADOR: É quem conta o fato. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da história é chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual não participa dos fatos, e é denominado narrador-observador.

     

    https://www.infoescola.com/redacao/narracao/

  • AQUI NÃO PRECISA DE TEXTO PARA INTERPRETAR, ELE SÓ QUER SABER O QUE PRECISA PARA SER UM TEXTO NARRATIVO