-
O aspecto meramente formal da autonomia escolar, caracterizado pela afirmativa como “dimensão jurídico-administrativa”, não é suficiente para se averiguar o aspecto material — existência efetiva —da autonomia escolar. Dando um exemplo, não basta a existência formal de um Conselho Escolar, por meio da nomeação formal dos integrantes da comunidade escolar, caso estes integrantes não atuem ativamente,
fazendo-se valer das funções deliberativa e fiscalizatória do Conselho Escolar quanto à gestão do estabelecimento de ensino, no intuito de
fortalecer a autonomia da gestão escolar, sob ótica pedagógica, administrativa e financeira.
Prof. Rodrigo bandeira
-
Por que a alternativa D está errada?
-
Também nao entendi o erro da letra D.
GABARITO: E
-
ERRO DA LETRA "D"
A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para AS ESCOLAS é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão.
A democratização no âmbito administrativo escolar é associada à participação dos professores e pais nas decisões a respeito do processo educativo, o que abrange composição de instâncias colegiadas (conselhos escolares, grêmios estudantis), eleições para cargos administrativos, introdução de mecanismos que favoreçam a eliminação da burocracia e flexibilização normativa e organizacional do sistema.
Os aspectos da nova concepção de gestão empresarial que, relacionados a princípios democráticos, introduzem a tendência à descentralização do poder e ao aumento da participação DE TODOS OS ENVOLVIDOS (CARVALHO, 2005). Assim, a administração, que passa a ser concebida como uma responsabilidade coletiva, também influencia a educação.
Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_elaine_sinhorini_arneiro.pdf
-
Autonomia administrativa, relativa à escola poder elaborar seus projetos de gestão... autonomia jurídica relacionada a escola, construir suas próprias regulações e orientações (...), autonomia financeira, onde a escola possa administrar seus recursos financeiros para conseguir seu bom funcionamento (...) e autonomia pedagógica que concerne a liberdade de a própria escola buscar mecanismos facilitadores para elaboração de suas propostas pedagógicas em consonância com sua realidade (PASSOS, 2001, pp.16, 17, 18).
-
a questão mais dificil que achei sobre gestão democratica
-
O erro da letra D é porque descentralização não é TRANSFERÊNCIA de competências mas sim REPARTIÇÃO de competências. Abraços!