Alternativas
A prática da terceirização ajuda a evitar a formação de burocracias internas e todas as ineficiências a elas inerentes. Consequentemente, uma organização amplia a sua competitividade à medida que repassa a responsabilidade de execução de atividades não essenciais.
Os principais benefícios da terceirização estão ligados às razões de ordem financeira, que dizem respeito à redução dos custos e à economia na utilização dos recursos da organização; razões de ordem tecnológica, relacionadas com o fato de a contratada poder disponibilizar à contratante as inovações tecnológicas que surgem no mercado, porém não está relacionada a razões competitivas, pois a empresa que adere à terceirização tornar-se menos ágil e concentra-se nas questões realmente significativas.
A terceirização pode ser classificada exclusivamente de acordo com a natureza do trabalho ou atividade que é realizada.
A prática de terceirização é pouco difundida na área de saúde. A maioria dos hospitais não têm expectativas de que essa prática reduza seus custos e melhore a qualidade da prestação de seus serviços.
Os motivos que levam as organizações a terceirizarem algumas etapas são variados. Na saúde pública, por exemplo, a principal questão é a área trabalhista, que, em muitos casos, contava com pessoal defasado, lento e sem treinamento.