-
Decreto 1.171
Seção I
II - O servidor
público não poderá jamais desprezar o elemento ÉTICO de sua conduta.
Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto,
o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente
entre o
honesto e o desonesto, consoante às regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição
Federal.
-
Moral: Relativo ao que é aceito ou não; Ética: Diz respeito a que é certo ou errado (relativo a deveres)
-
Aff
O examinador com certeza estava revoltado quando elaborou essa prova.
-
Eu pensei assim: quando estamos em um dilema, temos de escolher, julgar o que é melhor, ou menos pior. Quem julga é a ética. Corrijam se estiver enganada. :)
-
Assim fica difícil
Q489095 Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados.
-
Estudem a Banca.
- Moral: Relativo ao que é aceito ou não;
- Ética: Diz respeito a que é certo ou errado (relativo a deveres)
Q42442.Em uma agência bancária pública, os servidores são obrigados a cumprir mensalmente uma meta estipulada por equipe. Se não cumprir a meta, o servidor precisa apresentar no quadro de informações o quanto da meta foi cumprido e as razões pelas quais não foi integralmente cumprida. Essa prática tem causado constrangimento aos servidores, que veem sua situação de trabalho exposta aos cidadãos que procuram por atendimento na agência. Outra fonte de constrangimento têm sido as constantes repreensões da chefia pela dificuldade que alguns servidores apresentam de cumprir as metas estipuladas. No caso em apreço, os sistemas de metas da organização reforçam alguns comportamentos considerados corretos ou errados, o que caracteriza uma relação com questões éticas. C
Q487987.Uma situação que surge quando todas as alternativas de escolha ou comportamentos foram considerados indesejáveis por causa das consequências potencialmente negativas, tornando difícil a diferenciação entre o certo e o errado, é um exemplo de dilema ético. C
Q489095.Moral pode ser definida como todo o sistema público de regras próprio de diferentes grupos sociais, que abrange normas e valores que são aceitos e praticados, como certos e errados. C
Q368602.A ética, campo de reflexão acerca das atividades dos seres humanos, é encarregada de levar os valores morais, como certo e errado, a serem fundamentados e exercitados no contexto das relações humanas C
Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/
-
LETRA E.
ÉTICA É O CONJUNTO DE VALORES OU MORAIS QUE DEFINEM O QUE É CERTO OU ERRADO. ESTUDA FATOS QUE AFETAM OBJETIVAMENTE OS OUTROS, PARA O BEM OU PARA O MAL.
-
Gabarito letra E.
ÉTICA:
É O ESTUDO DA MORAL;
É INDIVIDUAL;
PORQUE DE ACREDITARMOS QUE ALGO É CERTO OU ERRADO? ISSO É INDIVIDUAL. É O CASO DA QUESTÃO: O INDIVÍDUO ESTÁ VIVENDO UM DILEMA DIFÍCIL ENTRE O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO. Uma situação que surge quando todas as alternativas de escolha ou comportamentos foram considerados indesejáveis por causa das consequências potencialmente negativas, tornando difícil a diferenciação entre o certo e o errado, é um exemplo de dilema ÉTICO.
PODE MUDAR CASO AS CRENÇAS DO INDIVÍDUO MUDEM. Obs.: A ética é normalmente consistente, embora pode mudar caso as crenças de um indivíduo mudem ou dependendo de determinada situação.
UMA PESSOA PODERÁ IR CONTRA SUA ÉTICA PARA SE AJUSTAR A UM DETERMINADO PRINCÍPIO MORAL, COM POR EXEMPLO, O CÓDIGO DE ÉTICA DE CONDUTA SUA PROFISSÃO.
CONDUTA INDIVIDUAL, MODO DE SER;
UNIVERSAL, PERMANENTE E TEÓRICA.
MORAL:
SE REFERE A REGRAS DE CONDUTAS, QUE SÃO APLICADOS A DETERMINADOS GRUPOS, EM DETERMINADAS CULTURAS;
PORQUE A SOCIEDADE NOS DIZ QUE ALGO É CERTO OU ERRADO?
É SISTEMA SOCIAL;
PODE VARIAR DE ACORDO COM CADA CULTURA OU GRUPO;
É COSTUMEIRA, OU SEJA, CULTURAL;
É CULTURAL, TEMPORAL E PRÁTICA.
-
- Moral: Relativo ao que é aceito ou não;
- Ética: Diz respeito a que é certo ou errado (relativo a deveres)
-
Gabarito: Letra E
Um dilema ético surge quando uma pessoa é forçada a decidir entre duas opções moralmente válidas, mas elas podem entrar em conflito com os limites estabelecidos de uma empresa, agência governamental ou lei. Alguns dilemas éticos podem envolver seguir a verdade e ser leal a um amigo; seguindo as leis ou regras versus ter compaixão pela situação de um indivíduo; e preocupações sobre uma pessoa individual versus o maior impacto em uma comunidade. Um dilema ético difere de um dilema moral porque envolve muito mais seguir regras do que a consciência, embora a consciência possa certamente levar um indivíduo a considerar violar as regras.
Ética --- certo e errado.
Moral --- aceito ou não.
-
Gabarito: e
Fonte: Q1037860.
--
Dilemas são situações nas quais nos encontramos em que uma decisão deve ser tomada, mas nenhuma das alternativas que se apresentam como caminhos para a solução satisfaz nossas expectativas.
-
ética --> certo ou errado