SóProvas


ID
1464376
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

De uma forma geral, riscos correspondem à probabilidade de eventos indesejados acontecerem em um período de tempo ou em circunstâncias específicas. Os riscos que designam situações que envolvem apenas a chance de perda, caso se tenha a consecução do risco, são os riscos

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    d) riscos puros: Os riscos puros são aqueles onde há somente duas possibilidades: perder ou não perder. Não existe a chance de nada acontecer, ou seja, quase que o risco materializou-se.

     

    b) riscos especulativos: Nos riscos especulativos há possibilidade, além da perda ou da não perda, do ganho. O componente adicional desse enquadramento é o do ganho, que até então não era abordado. Em um jogo, qualquer que seja ele, pode-se perder, pode-se ganhar e pode-se não perder se não houver a participação do jogador. O risco especulativo é diferenciado dos demais riscos por possuir um componente adicional de ganho, componente esse inexistente nas outras categorias de eventos. Por exemplo, a análise de um empreendimento imobiliário, em lançamento, é um risco especulativo, já que o mesmo poderá redundar num ganho. Aplicações em mercados financeiros também são riscos especulativos.

     

    e) Riscos Estáticos: São todos aqueles em que a efetivação do evento pode ou deve pressupor uma perda ou uma redução do patrimônio humano ou material da empresa. Um incêndio ou um alagamento são riscos estáticos.

  • Riscos especulativos (ou dinâmicos) e riscos puros (ou estáticos).

    A diferença principal entre essas duas categorias de risco reside no fato de que os riscos especulativos envolvem uma possibilidade de ganho ou uma chance de perda; ao passo que os riscos puros envolvem somente uma chance de perda, não existindo nenhuma possibilidade de ganho ou de lucro.

    Um exemplo clássico que mostra essa diferença é o do proprietário de um veículo, cujo risco (puro) que está associado a ele é o da perda potencial por colisão. Se ocorrer eventualmente uma colisão, o proprietário sofrerá, no mínimo, uma perda financeira. Se não ocorrer nenhuma colisão, o proprietário não terá, obviamente, nenhum ganho.
    http://www.iso31000qsp.org/2009/07/classificacao-dos-riscos-empresariais.html

  • Compreendi desta forma :

    O riscos puros são aqueles que somente a possibilidade de perda se o evento acontecer , ao passo , que não ocorrer não haverá nem ganho nem perca.

    Riscos especulativos são aqueles que pode haver ganho , por exemplo , investimento na bolsa de valores pode haver ganho como pode haver percas .

    Riscos estáticos são aqueles que necessariamente haverá uma perca , como por exemplo, fenômenos da natureza como terremoto 

    Resposta letra D

  • Wise Man, perdoe-me mas sua explicação não está correta. Não pode o risco estático ser sinônimo de puro se a questão traz os dois em alternativas diferentes e a respota é D (risco puro)