"Enquanto as instalações de soldagem a laser continuam a aumentar em número, os problemas aumentam também, na mesma proporção. Por exemplo, para guiar o raio laser, é preciso empregar sistemas robotizados e ópticas flutuantes ou articuladas com sistemas de espelhos refletores em braços de robôs. Fibras ópticas não podem ser usadas atualmente por laser de alta potência de dióxido de carbono.
As juntas para o raio laser devem ter tolerâncias muito estreitas.A focalização do raio deve ser perpendicular à superfície e a posição da distância focai deve ser exata e mantida durante todo o tempo; isto requer um sistema de sensores de alto desempenho e em alguns casos também um sistema de sensoriamento por contato.
O alto nível de automação requer produção em larga escala, com mão-de-obra especializada. O alto custo do sistema, embora esteja decaindo lentamente, à razão de 7% ao ano, requer uma cuidadosa análise econômica para os benefícios das aplicações oferecidas.
A tecnologia enfrenta problemas de expansão devido ao alto investimento inicial comparado ao dos processos convencionais; além disso, o sistema a laser é visto como complexo e de alto custo."
FONTE: http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/190-soldagem-a-laser.html
Na verdade a pergunta tá esquisita. O fato de ser necessário automação para este processo é uma desvantagem, não vantagem.