SóProvas


ID
1464994
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Processo de interpretação de textos que implica compreender, selecionar e hierarquizar informações, com a finalidade de extração de conceitos (desestruturação). É constituído por etapas de análise e síntese, que resultam em representações condensadas (estruturação: resumos e índices) tendo em vista a recuperação de acesso a informações. Falamos de:

Alternativas
Comentários
  • Análise documentária.

    C

  • A análise documentária visa elaborar representações condensadas do conteúdo informacional de uma determinada população de documentos com o objetivo de organização e recuperação de informações. Manipula e transforma textos em dois tipos básicos de representação: o resumo e o índice.

    Gabarito: C

  • Conforme Reis (2015, p. 21):

    Para os professores da Área de Organização e Tratamento da Informação, do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, Análise Documentária é um processo de interpretação de textos que implica compreender, selecionar e hierarquizar informações, com a finalidade de extração de conceitos (desestruturação). É constituído por etapas de análise e síntese, que resultam em representações condensadas (estruturação: resumos e índices) tendo em vista a recuperação de/acesso a informações. Segundo o Glossário produzido pelos professores da Área de Organização e Tratamento da Informação, do Curso de Biblioteconomia da UFRGS. (BONOTTO, M. (coord.), [s.d.]).

    Gab. C

    Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A35GRS/1/disserta__o_final.pdf

  • Quanto à letra D, dispõe a súmula 322 do STJ: Para a repetição de indébito, nos contratos de abertura de crédito em conta-corrente, não se exige a prova do erro.