-
GABARITO A.
Estrutura Matricial
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.
¹RENNÓ [2014]
Figura 4.20 – Estrutura matricial
Essa estrutura é chamada de matricial, pois seu aspecto é semelhante a uma matriz, como vocês podem ver. Dessa forma, a estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações.
Portanto, a estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.
Como vocês podem imaginar, responder a dois chefes ao mesmo tempo não é fácil! Da mesma forma, controlar alguém que não responde só a você também traz seus inconvenientes (como saber se o funcionário X está realmente fazendo um trabalho para o “outro chefe”?). Assim, essa coordenação pode realmente gerar conflitos internos e confusão.
Entretanto, a maior mobilidade dos funcionários pode gerar uma maior troca e interação entre pessoas de diferentes áreas da empresa. Outro fator importante é aproveitar melhor os recursos (principalmente de pessoal qualificado) na organização, evitando que pessoas fiquem pouco aproveitadas em um setor quando há muito trabalho em outra área ou projeto.
-
Essa parte de departamentalização é um pouco complexa e varia muito de autor para autor. Baseio-me nos conceitos de SANTOS(2006) em Introdução a Gestão Pública.
Ele divide o processo de departamentalização em três tipos: Matricial, por programas e serviços e funcional.
Funcional: O mais comum e utilizado em toda administração, seja pública ou privada. Tem foco em dividir os departamentos pelas suas FUNÇÕES
Por programas e serviços: Aqui a departamentalização cria subdepartamentos divididos em programas e serviços. Por exemplo, eu tenho um departamento central de Recursos Humanos, e dentro desse departamento eu tenho serviços e programas de recrutamento, seleção, controle, etc. A partir dai, criarei outros departamentos focados em cada serviço (departamento de seleção;departamento de controle;departamento de recrutamento...)
Matricial: Por fim, a departamentalização matricial, coloquei-a por último propositalmente. A D.Matricial, nada mais é que a junção do que há de melhor na departamentalização funcional e na departamentalização de programas e serviços. Aqui, visamos à objetividade.
Por exemplo, eu tenho um objetivo focado no treinamento de funcionários. Ao invés de criar um único departamento para isso ou criar um subdepartamento dentro de outro que tenha relação com meu objetivo eu delego meus objetivos a um lider ou a lideres. Eles serão encarregados de cumprir a tarefa dada. Agora, voltando a questão...
"está fortemente sustentada na responsabilidade compartilhada, exigindo nível de confiança mútuo e dinamismo." Correto! Como delegamos a função de executar determinado objetivo a outrem, é necessário confiança, responsabilidade compartilhada e dinamismo para alcançar o propósito almejado.
Bons estudos!
-
http://docslide.com.br/business/modelos-de-gestao-5584a94891d4b.html
-
a) Matricial
b) Por Cliente
c) Funcional
d) Territorial
-
A estrutura matricial - tem funções e agregadas nessas funções tem atividades(projetos) a serem executados. Terá trabalho conjunto das pessoas para realização. LETRA A
-
Fiquem atentos aos comentários!
B) Departamentalização por produtos ou serviços
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado (e não Por Cliente, como foi colocado!). Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.
C) Departamentalização por funções
Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tipos-de-departamentalizacao-por-produtos-ou-servicos/
-
- por clientes: foca o cliente (público-alvo) – exemplo: loja de departamentos;
por produtos ou serviços: foca o produto (exemplo: supermercados) ou o serviço prestado (exemplo: hospital);
- geográfica ou territorial: foca a região – exemplo: grande empresa varejista;
- por processos: foca no passo-a-passo da criação de produtos – exemplo: montadora de carros;
- por projetos: foca nos projetos (com início, meio e fim) – exemplo: agência de publicidade;
- matricial: é híbrida, abrangendo a departamentalização funcional + por projetos, geralmente – exemplo: construtoras.
fonte:
http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/#extra
-
B) departamentalização por produtos ou serviços
C) departamentalização funcional
D) departamentalização geográfica
-
Letra Aa, questão obvia d e fácil entendimento.
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL: Chama-se matricial, pois combina dois ou mais tipos de departamentalização, formando uma grade, conforme a figura a seguir.
· Pode ser definida, também, como a combinação da abordagem divisional com a funcional, ou então, conforme o tipo mais comum, a combinação da departamentalização funcional com a de projetos.
· Por ser uma estrutura híbrida, cada departamento passa a ter uma dupla subordinação (segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente), com isso, o princípio da unidade de comando deixa de existir.
GAB: A
-
Uma das características da estrutura matricial é a ação integrada para o compartilhamento de objetivos empresariais, além de ser participativa e flexível.
-
Vale recurso:
b) permite a organização das divisões, de acordo com cada produto ou serviço. ---> PERMITE SIM
Afinal departamentalização matricial é a união (geralmente) de departamentalização funcional com departamentalização de projetos ou produtos/serviços.
-
O erro da letra D, é que independe dos lugares a ser implantado?
-
Goku, sábio
-
LETRA A CORRETA
Matricial: resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.