SóProvas


ID
1465633
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na administração dos custos de uma empresa, torna-se necessária sua classificação entre algumas categorias. Analise as afirmações a seguir , que se referem a quatro delas.

I Custos que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das at ividades operacionais.

II São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caso venham a sê -lo, será por meio de algum critério de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).

III Custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração, como os materiais e a mão-de-obra envolvidos na sua manufatura.

IV São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidad es monetárias varia na proporção direta das variações do nível de atividade.

No cálculo do ponto de equilíbrio operacional, é necessária e obrigatória a classificação dos custos em apenas duas dessas categorias, que estão definidas nos itens

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito estranha. Alguêm sabe o fundamento dela?

  • Ponto de equilíbrio contábil: CF + DF /MCU

    O que influencia no ponto de equilíbrio são custos fixos e despesas fixas. Identifiquei os itens da seguinte forma:


    I- custo fixo

    II- custos indiretos 

    III- custos diretos   (comumente os exemplos citados na assertivas se encaixam como variáveis)

    IV- custos ou despesas fixas      .... OBS."variação monetária (R$) na proporção do nível de atividade" -> o máximo que consegui concluir é que, conforme aumento a atividade da empresa, os custos fixos automaticamente tendem a subir também. Por ex, aumento de pessoal adm, aumento de telefone, etc... Mas bem estranha essa assertiva.


    Gabarito: D

  • calculo do ponto de equilibrio : Custo Fixo/ Margem de Contribuição = ponto de equilíbrio (teria que ser feita de forma unitaria ppara saber quantos produtos vender)

    Para saber a margem de contribuição unitaria: (Preço de venda - Custos Variáveis)

    Custos Fixos: Despesas que não se altera com facilidade, aluguel etc...
    Custo Variável: Produtos relacionados diretamente com o objeto a ser vendido pela empresa EX: Em um restaurante: a carne, a salada a comida etc.
    Não sei pq á ll está errado: Talvez seja por essas variáveis mas NÃO SEI!!!!!!! ( alocação ou apropriação) TEM ALGUMA PEGADINHA NESSA ALTERNATIVA!!!!!!!!!!!!!
  • Na 2 talvez esteja errado pq os critérios são APROXIMADOS, lá não tá dizendo nada. (Sera?, não tenho ideia kkkk, devia tá certa!!! )

  • Custos fixos e custos variáveis são necessários para o cálculo do ponto de equilíbrio.

    I - Custos Fixos

    II - Custos Indiretos

    III - Custos Diretos

    IV - Custos Variáveis

  • Ponto de Equilíbrio Econômico é um índice muito simples e fácil de calcular, que informa ao empresário o faturamento mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis).

    No Ponto de Equilíbrio, também chamado de Break-Even Point, Ponto de Ruptura ou ainda Ponto Crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto em que os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas (fixas e variáveis), mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios. Mas a partir deste ponto, os novos produtos vendidos (desde que com margem de contribuição positiva) passarão a gerar lucro para empresa.

  • Ponto de Equilíbrio operacional

    O ponto de equilíbrio operacional deve se basear nos princípios contábeis incluindo também as depreciações. A quantidade vendida/produzida deve resultar em um volume de vendas em valores monetários igual ao valor da soma dos custos e das despesas fixas. Despesas financeiras e efeitos monetários não são considerados para essa equação.

    Padoveze (2013) descreve algumas considerações necessária para identificação do ponto de equilíbrio operacional, são eles:

    receita de vendas (ou volume de produção a preço de vendas);

    custos variáveis-custo dos produtos vendidos/produzidos;

    despesas variáveis- obtidas das despesas operacionais (despesas administrativas e de vendas);

    custos fixos- custo dos produtos vendidos/produzidos;

    despesas fixas- obtidas das despesas operacionais.

    A Fórmula de cálculo do ponto de equilíbrio operacional em quantidade de produtos (o resultado é a quantidade de produtos que devem ser vendidos/produzidos para atingir o PE) é:

    CUSTOS FIXOS TOTAIS / (dividido) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA

     

    fonte: euadministrador.com/como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-operacional-financeiro-e-economico/

  • PE = Custos Fixos e Custos variáveis


    I Custos que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das at ividades operacionais.  Custo fixo

    II São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caso venham a sê -lo, será por meio de algum critério de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).  Custos indiretos

    III Custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração, como os materiais e a mão-de-obra envolvidos na sua manufatura.  Custos Diretos

    IV São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidad es monetárias varia na proporção direta das variações do nível de atividade. Custo variável

     

    Resposta: D
     

  • O fundamento da resposta é que a fórmula do ponto de equilibrio envolve o I e IV, eis a formula: PEQ = CF/ MC unit, e essa MC Unit é o PV - CV, ou seja engloba o I Custos Fixos e o IV custos variáveis, mas para tanto voce primeiro teria que saber os conceitos para depois marcar a alternativa.