SóProvas


ID
1466395
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A seleção de pessoal é um processo de comparação e escolha entre as características dos candidatos e as competências desejadas para o ocupante do cargo. As informações sobre o cargo podem ser obtidas por meio de técnicas distintas, sendo uma delas a técnica dos incidentes críticos. Sobre essa técnica, é correto afirmar que consiste

Alternativas
Comentários
  • Técnica dos incidentes críticos:

    Consiste na anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Os aspectos desejáveis (que melhoram o desempenho) ou indesejáveis (que pioram o desempenho) servem de base para comparação na investigação de futuros candidatos. É uma técnica subjetiva pelo fato de se basear no arbítrio do gerente ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante. Mas constitui um excelente meio de coleta de dados a respeito de cargos, cujo conteúdo depende basicamente de características pessoais que o ocupante do cargo deve possuir para um desempenho bem-sucedido.

     

     

    Fonte: Gestão de Pessoas, 4° ed., Chiavenato.

  • a) Hipótese de trabalho

    b) Descrição e análise de cargo

    d) Requisição de pessoal

  • Letra C

     

    Essa técnica visa localizar as características desejáveis  (que melhoram o desempenho) e as indesejáveis  (que pioram o desempenho) que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros candidatos ao cargo.

  • As informações sobre o cargo podem ser obtidas por meio de técnicas distintas, a saber:

    1) Descrição e análise do Cargo: constituem o levantamento dos aspectos extrínsecos (conteúdo do cargo) e extrínsecos (requisitos que o cargo exige) do cargo.

    2) Técnica dos incidentes críticos: consiste na anotação sistemática e criteriosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamentos que produziram um excelente ou péssimo desempenho dos ocupantes do cargo no trabalho.

    3) Requisição de Pessoal: é um formulário que o gerente preenche e assina no qual existem vários campos em que se solicita que se anotem quais os requisitos e características desejáveis do futuro ocupante.

    4) Análise do cargo no mercado: consiste na comparação dos cargos da empresa com a estrutura dos cargos das empresas bem-sucedidas (benchmarking)

    5) Hipótese de trabalho: previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial.

    Fonte: Chiavenato, 2010