SóProvas


ID
1466746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item de acordo com a prescrição constante no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.

O trecho a seguir é adequado para figurar como o parágrafo inicial de um memorando que encaminhar documento cuja remessa tenha sido solicitada: Encaminho, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor.

Alternativas
Comentários
  • O erro está na forma verbal do verbo: "Encaminho"... Nas redações oficiais, em regra, deve-se utilizar a indeterminação do sujeito, como "encaminha-se ou encaminhamos", visto que quem comunica é o governo/estado e não o agente público. 
    Dica: Há regras específicas para documentos "pessoais", como requerimento, declaração, etc.

    GABARITO: Errada!


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    "Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"

  • Marcelo, na verdade o erro está ali naquela parte "...cuja remessa tenha sido solicitada...", de acordo com o manual deve começar com a referência ao expediente que efetuou a solicitação. Trechos extraídos do manual para meros encaminhamentos:


    Em regra - "Deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento."

    Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.


    A exceção - "Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado"

    Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1º de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.


    O gabarito oficial desta questão estava como Certo, alteraram a pouco tempo.

    Aproveitando o comentário do Marcelo, o "Encaminho" pode ser utilizado, apesar de ser utilizada a forma verbal em questão, não significa que está incorreto (por causa da impessoalidade), existem diversos exemplos no manual feitos dessa forma. A impessoalidade está mais relacionada a tons particulares, impressões individuais e ao tratamento dado ao destinatário (fica no item 1.1 do Manual)

    PS.: Já havia comentado essa questão com toda a explicação (estava até melhor que essa feita acima), pelo visto colocaram um "estagiário" como DBA e diversos comentários foram apagadas (de outras questões também)

  • Acredito que outra questão pode ajudar a entender melhor, vejam:

     

     

     

    Prova: CESPE - 2013 - MI - Assistente Técnico AdministrativoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Partes do documento no Padrão Ofício; 

     

    Em ofício destinado ao envio de documentos, deve-se iniciar o texto com referência ao expediente que os tenha solicitado; ou, no caso de a remessa de documento não ter sido solicitada, o texto deve iniciar-se com a informação do motivo da comunicação, seguida dos dados completos do documento encaminhado e da razão pela qual ele está sendo remetido.

    GABARITO: CERTA.

     

  • O enunciado informa que "o trecho a seguir é adequado para figurar como o parágrafo inicial de um memorando que encaminhar documento cuja remessa tenha sido solicitada: Encaminho, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor".

    Na verdade, segundo o Manual de Redação Oficial, "para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando".


    A resposta está incorreta. 

  • @Natally Torres, o erro não chega a ser esse, pelo contrário o uso da primeira pessoa não está errado, se a redação estiver isenta de impressões individuais então o uso é sim aceitável. Basta ver os exemplos que utilizei (retirados do próprio Manual da Presidência), possem o "Encaminho", além disso no próprio Manual está repleto de exemplos com o uso de verbos em primeira pessoa como: informo, convido, solicito e por aí vai

  • O Ricardo Macedo está certo!

    A estrutura expressa não está inadequada para Comunicação Oficial. Todavia, conforme a questão explicita que houve prévia SOLICITAÇÃO, a resposta iniciar-se-ia, mencionando-se as razões pelas quais estava sendo direcionada/remetida, de acordo com o exemplo: "Em resposta à 'solicitação' (memorando/aviso/ofício/exposição de motivos/mensagem ou qualquer documento oficial) tal...". Portanto, questão ERRADA.
  • Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

      ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

  • Solicitado: " Em resposta ao aviso n.12, encaminho, anexa, copia do oficio......

    Nao Solicitado: " Encaminho, para exame e pronunciamento, anexa, copia do telegrama.....

  • pessoal, a forma verbal(encaminho) esta correta,pois a primeira pessoa do singular é aceita, desde que seja pra mencionar um fato.o que não pode é fazer juizo opinativo,de valor. 

  • O erro está na parte: "para conhecimento", porque se você está encaminhando um documento para alguém é para esta pessoa ter conhecimento do conteúdo com documento. Sendo prolixo, descumprindo uma regra da redação oficial que é a concisão.

  • https://m.youtube.com/watch?v=t9Yikk5i-ek

    Sequência de aulas da prof Grasiela. No vídeo ela fala que pode ser empregada a forma "encaminho". Vale a pena :D
  • "Encaminho" é certa, cuidado para não confundirem.

    O próprio manual de redação oficial coloca como exemplo.

    O erro é: se foi memorando solicitado, deve vir Em resposta do documento já mencionado. Se não viesse soliticidado, aí sim seria Encaminho.

    Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

            ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

    GAB ERRADO

  • Pessoal, novamente, cuidado com certos comentários. 

    O erro da questão está na ambiguidade que decorre da expressão "desse setor". Qual setor? O setor que enviou o memorando? ou o Setor de Informática? A ambiguidade é expressamente não tolerada pelo Manual de Redação Oficial. 

    Destaque-se, ainda, que o uso da primeira pessoa, por si só, não necessariamente viola a impessoalidade exigida pelos expedientes oficiais. São corriqueiras, no serviço público, o emprego de expressões como, "de ordem, encaminho cópia do processo nº ...

    A utilização da primeira pessoa somada com outros fatores pode ofender a impessoalidade.

    A colocação do Juarez também é pertinente, uma vez que deveria está expresso: "em resposta à solicitação"; ou expressão equivalente.

  • Segundo o Manual de Redação Oficial, "para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação."

    Estamos respondendo a um memorando, logo devemos fazer um DESPACHO que pode ser no próprio documento.Lembrando que podemos usar o verbo na primeira pessoa do singular (ex: encaminho)

  • Comunicação de mero encaminhamento : 

    Deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada deve iniciar com o motivo da comunicação , que é encaminhar, indicando ao seguir os dados completos do documento encaminhado ( tipo, data, origem ou signatário e assunto de que se trata), e a razão pela qual está sendo enviada.


    Ex:  Em resposta ao aviso n. 12, de 1 de abril de 1991, encaminho, anexa, cópia do ofício  n. 34 , de 3 de abril de 1991, do departamento geral de administração , que trata da requisição de fulano de tal .


    Deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento : em resposta ao aviso n. 12 

    Indicar a seguir os dados completos do documento:

    Tipo: ofício n.34 

    Data: 3 de abril de 1991

    Origem ou signatário : departamento geral de adm

    Assunto: requisição de fulano de tal 

    Na questão a remessa não foi solicitada pelo que se interpreta da leitura , mas falou alguns dados obrigatórios : 

    Se a remessa não tiver sido solicitada deve começar com o motivo da comunicação : encaminho, para conhecimento

    Depois indicar os dados completos do doc enviando :

    Tipo de documento : memorando n.12

    Data: ???

    Origem ou signatário : do setor de informática 

    E assunto de que se trata: a respeito do plano de organização interna desse setor. OBS: faltou mencionar a data do documento memorando .

  • A resposta da professora não ajuda em nada!

  • Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

      – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

      ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

    OBS: DÊ UM LOCALIZAR NO MANUAL DE REDAÇÃO E CONCLUA QUE A PALAVRA ENCAMINHO APARECE DIVERSAS VEZES, CONSEQUENTEMENTE NÃO TEM CONOTAÇÃO DE PESSOALIDADE.



  • Errado.


    Ambiguidade, é PROIBIDA para os textos oficiais, conforme MRPR.


    Encontra-se no trecho: "...interna desse setor"


    Qual setor será?? o de informática ou o do destinatário????

  • Excelentes os comentários abaixo. Só mais um adendo: ele diz "encaminho para conhecimento", oras, não pode ser para conhecimento, tendo em vista o documento já ter sido solicitado anteriormente, portanto, encaminho conforme solicitado em memorando de número tal, ...

  • HÁ QUESTÕES QUE MERECEM UMA FORMATAÇÃO COLORIDA E O QCONCURSOS TEM QUE COLOCAR!

    ACHO QUE FALTA UMA REVISÃO DO LAYOUT NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

    SE TIVESSE CORES E OUTROS CARACTERES, O APRENDIZADO SERIA BEM MELHOR!



    Enquanto isto...



    Para
    MERO ENCAMINHAMENTO DE DOCUMENTOS:


    INTRODUÇÃO:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

    OU

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

    DESENVOLVIMENTO: 

    SE QUISER COMENTAR, o autor pode colocar parágrafos, SENÃO, não há parágrafos de desenvolvimento em AVISO OU OFÍCIO de mero encaminhamento.

    FECHO:

    Atenciosamente ou Respeitosamente

    ASSINATURA:

    O autor da comunicação assina normal

    IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO:

    É aquela grafia impressa que aparece embaixo da assinatura.


    EXEMPLO:


    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."


    1. O Aviso nº 12 necessita de documentação específica para a requisição do servidor Fulano de Tal, pois a enviada anteriormente não juntou elementos essenciais.

    Respeitosamente,

    José João Junqueira Jataí Júnior
    CHEFE DE SETOR DE EXPEDIÇÃO

  • Assinantes, por gentileza reclamarem quando o professor não explica a questão. O comentário da questão foi simplesmente um copie+cola do MRPR, sem nenhuma informação que acrescentasse algo ao nosso conhecimento. Absurdo!!!!!!!!!!!

  • Na maioria das vezes nem vou ao comentário do professor, os dos colegas do QC são bem melhores.



  • Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

      – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    O primeiro é está fazendo referência ao expediente:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

      ou

    Já, este está encaminhando um documento que não foi solicitado.

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

     

  • Encaminho, ''para conhecimento'', cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor.


    O TRECHO NÃO SE TRATA DE UM ENCAMINHAMENTO DE DOCUMENTO SOLICITADO, E SIM DE UM MERO ENCAMINHAMENTO.





    GABARITO ERRADO

  • Errado.
    Verifique que o único erro está na forma verbal do verbo: "Encaminho"... Nas redações oficiais, em regra, deve-se utilizar a indeterminação do sujeito, como "encaminha-se ou encaminhamos", visto que quem comunica é o governo/estado e não o agente público. 

    Dica: Há regras específicas para documentos "pessoais", como requerimento, declaração, etc.
     

  • Uma breve menção sobre o expediente que o solicitou deverá ser feita.

  • Bom, há duas formas que você pode iniciar um encaminhamento de documentos, e estas seriam:

     

    1- Quando estão solicitando o encaminhamento:

     

    Neste caso, você deverá iniciar o documento fazendo referência ao expediente que solicitou o encaminhamento.

     

    Ex: Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.

     

    2- Quando não estão solicitando o documento:

     

    Assim, neste caso, se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é "encaminhar", indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado"

     

    Ex: Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1º de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.

     

    Desta forma, a questão esta pedindo o item 1 que é o de solictar o documento e não o modelo que esta no item 2 que é quando não solicitar.

  • Errado.

     

    Para documentos cuja remessa tenha sido solicitada, como a questão sugere, a introdução deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento, o que não aconteceu.

     

    O trecho mencionado na questão é para documento cuja remessa NÃO tenha sido solicitada. 


    "Encaminho, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor."

     

    3.1. Partes do documento no Padrão Ofício:


    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:


     e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

     

    [...] Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

     

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."


            ou


    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

  • Solicitado: " Em resposta ao aviso n.12, encaminho, anexa, copia do oficio......

    Nao Solicitado: " Encaminho, para exame e pronunciamento, anexa, copia do telegrama.....

  • Questão: O trecho a seguir é adequado para figurar como o parágrafo inicial de um memorando que encaminhar documento cuja remessa tenha sido solicitada: Encaminho, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor.

    Gabarito: ERRADO

    O erro está exatamente em negrito. Seria adequado cuja remessa não tenha sido solicitada.

    Conforme Manual de Redação da Presidência da República:

    - Deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a INFORMAÇÃO do motivo da comunicação que é ENCAMINHAR, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo,data,origem ou signatario, e assunto de que trata) e a razão pela qual está sendo encaminhado..

  • Errado.

    Se foi solicitado, deveria ser em resposta.

     

  • Na verdade, segundo o Manual de Redação Oficial

    , "para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação`

  • Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

            – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

            ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

            – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

     

    #FÉ

  • COM SOLICITAÇÃO = EM RESPOSTA

    SEM SOLIFICAÇÃO = ENCAMINHO 

     

  • Gabarito : Errado

    Segundo o Professor Pablo Jamilk, há dois tipos de introdução para o texto da RCO:

    1-Com remessa de solicitação

    Obrigatório fazer menção ao expediente solicitante.

    "Encaminho, em resposta ao documento X,Y,Z..."

    2- Sem remessa de solicitação

    Justifica o envio do documento

    "Encaminho,( justificativa)

    Avante guerreiros!!!

  • GABARITO: ERRADO

    Quando a remessa é solicitada, deve-se iniciar o texto com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento, o que não ocorreu nesta questão, por isso ela está errada.

    Veja um exemplo de encaminhamento de documento solicitado:

    Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.”

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/portugues-para-mpu-confira-os-comentarios-da-ultima-prova-do-cargo-de-analista/

  • O trecho a seguir é adequado para figurar como o parágrafo inicial de um memorando que encaminhar documento cuja remessa tenha sido solicitada

     

    Encaminho, para conhecimento, cópia do Memorando n.º 12/2015, do Setor de Informática, a respeito do plano de reorganização interna desse setor.

     

    MRPR:

     

    5.1.6. Texto do documento:

     

    O texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

     

    II – quando forem usados para encaminhamento de documentos, a estrutura é modificada:

     

    a) introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento.

     

    Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário e assunto de que se trata) e a razão pela qual está sendo encaminhado;

  • As respostas dadas pelo Marcelo D'BARROS e Frederico Marques estão completamente equivocadas. Desconsiderem.

  • Errado.

    Se está sendo solicitado, o documento tem que começar falando que é em resposta a quem está pedindo

  • II – quando forem usados para encaminhamento de documentos:

    a) introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento.

    Ademais, a passagem não está concisa.

    Gabarito errado.