SóProvas


ID
1466989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a trabalho em equipe.

Na pseudoequipe, prioriza-se a individualidade, já que nesse tipo de grupo não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    Pseudo é um radical de origem grega encontrado na língua portuguesa. É um termo de composição que significa “falso”.

    Toda palavra composta pelo radical “pseudo” encerra a ideia de algo que não é verdadeiro, que é fraudulento, enganador.

    Então Pseudoequipe(trabalha o individualismo), vai ser o oposto de uma equipe(trabalho em conjunto, ideias múltiplas).

    Bons estudos.

  • Apesar de não entender o que assunto atinente a Metodologia científica, insira-se na disciplina de direito penal, encontrei um artigo interessante.

    "https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=PSEUDOEQUIPE+"

    "A curva de desempenho da equipe permite classificá-la de acordo com o modo de funcionamento em uma das cinco posições:

    Pseudo-equipe: neste grupo, pode-se definir um trabalho, mas não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável. Prevalece a individualidade.

    Grupos de trabalho: não existe estímulo para transformar-se em equipe. Partilham informações entre si, porém mantêm-se, de forma individual, as responsabilidades e objetivos. Não se produz desempenho coletivo.

    Equipe potencial: existe intenção de produzir desempenho coletivo. Necessita assumir compromisso quanto ao resultado de grupo e requer esclarecimentos das finalidades, objetivos e abordagem de tarefa.

    Equipe real: composta de pessoas que, além de possuírem habilidades que se complementam, se comprometem umas com as outras, através da missão e objetivos comuns e da abordagem de trabalho bem definida. Existe confiança entre os membros do grupo, assumindo responsabilidade plena sobre o desempenho.

    Equipe de elevado desempenho: equipe com membros profundamente comprometidos com o crescimento pessoal de cada indivíduo e com o sucesso deles mesmos e dos outros. Possuem resultados muito além das expectativas. "

  • Mas o que isso tem a ver com Direito Penal mesmo?

  • CESPE, vá com calma, eu sei que sua intenção é ferrar, mas não apele tanto.

  • Questão de Administração selecionada como Direito Penal. Vamos cuidar mais Qconcursos!

  • Isso não é Direito Pemal

  • Pensei assim, Pseudo = Prefixo usado na formação de palavras para exprimir falsidade, então trata-se de uma Falsa Equipe e se não é equipe prioriza-se a individualidade rsrs

  • Essa é uma questão proposta por Katzenbach e Smith, bem dificil inclusive pq cobra autores bem especificos.  
    "Pseudoequipe é o tipo de grupo no qual um trabalho é definido pelo conjunto de pessoas, mas não há preocupação real com o desempenho to conjunto. As interações entre os membros terminam piorando o desempenho dos indivíduos, e não há ganho coletivo." Katzenbach e Smith (apud MOSCOVICI, 1996)
    Gab: Certo

  • FIXANDO:

    Pseudo-equipe: neste grupo, pode-se definir um trabalho, mas não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável. Prevalece a individualidade.
     

    PSEUDO - FALSO.

  • CERTO

     

    A questão se refere ao primeiro estágio de desempenho de equipes, segundo KATZENBACH e SMITH (apud MOSCOVICI, 1996).

     

    Pseudoequipe: neste grupo, pode-se definir um trabalho, mas não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável. Prevalece a individualidade.

     

     

    FONTE: Giovanna Carraza, ed. 2016

  • Na pseudoequipe, prioriza-se a individualidade, já que nesse tipo de grupo não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável.

  • Caramba, Douglas, que contribuição incrível! Muito obrigada!

  • É a falsa equipe. Impera a individualidade.

  • Estágio de desempenho de equipes

    1. Pseudo-equipe - Individualismo

    2. Grupos de trabalho - Partilham informações

    3. Equipe potencial - Intenção

    4. Equipe real - Comprometimento

    5. Equipe de elevado desempenho 

  • Estágios Evolutivos de formação de equipes:

    Estágio 1 – Pseudo-equipe: O conjunto de pessoas define o trabalho. Contudo não há preocupação com o “todo”. Além disso, não há qualquer preocupação em se atingir os objetivos. O foco dos membros está no “desempenho individual”. Não existe qualquer “ganho coletivo”.

    Estágio 2 – Grupo de Trabalho: Aqui, os membros trocam informações. Contudo, cada indivíduo está preocupado apenas em atingir seus próprios objetivos (objetivos particulares). O grupo de trabalho até pode ser efetivo e eficiente; contudo, o grupo não produz o desempenho coletivo que se observa nas equipes.

    Estágio 3 – Equipe Potencial: Nesse estágio aparecem as primeiras características de uma equipe. Os membros do grupo demonstram interesse em trabalhar em conjunto com o objetivo de obter desempenhos coletivos. Contudo, ainda não existe preocupação com o resultado final do trabalho.

    Estágio 4 – Equipe Real: Aqui, os indivíduos passam a apresentar habilidades complementares. Além disso, os membros da equipe começam a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum. Existe preocupação com o resultado final e os membros assumem a responsabilidade pelos resultados. Os membros passam a acreditar e confiar uns nos outros, e ocorre um aumento considerável do desempenho.

    Estágio 5 – Equipe de Elevado Desempenho: Os membros passar a ter um comprometimento muito alto com o crescimento pessoal, com o crescimento dos demais membros e com o crescimento do grupo como um todo. Nesse estágio, a equipe supera as expectativas e supera as metas

    FONTE: STEFAN FANTINI (PDF ESTRATÉGIA)

  • Na pseudoequipe, prioriza-se a individualidade, já que nesse tipo de grupo não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável.

    ►Quando há uma equipe de trabalho a ação será bilateral, observa-se cooperação, colaboração entre os membros daquela equipe, caracteriza-se pela união. Neste contexto apresentado é exatamente o contrário. Conferimos individualidade, singularidade e é exatamente a que o texto diz respeito.