SóProvas


ID
1467085
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão tomou   por base o seguinte texto, de Ana Paula de Oliveira e Claudia Lima de Albuquerque:

                      UM PANORAMA DO RECÔNCAVO BAIANO: SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA

       A região conhecida como Recôncavo Baiano, localizada no estado da Bahia, mais precisamente ao entorno da Baía de  Todos os Santos, é um dos primeiros pedaços de terra pisados pelos portugueses, logo que aportaram em solo americano. Deu-se aí a origem de uma das mais ricas regiões do nosso país, tanto em relação à natureza, como culturalmente, a qual  comporta em seu território uma ampla mistura de povos, que aqui se uniram deixando suas marcas na cultura, na culinária e  na arquitetura, contribuindo para a complexidade e singularidade cultural existente. Relata este artigo um pouco da história,  economia e sociedade, dando ênfase à população local.
        Apontar exatamente as cidades que compõem esse território não é uma tarefa fácil (...). Para tal, é preciso levar em conta diferentes classificações de Recôncavo, seja ela a do Território de    Identidades, que considera 33 cidades ou a do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que identifica 20 municípios ocupando uma área de 5.250,51 km² do estado da Bahia. Porém, levando em consideração que muitas cidades da região estabelecem entre si importantes relações e  formam uma complexa rede urbana, consideraremos neste estudo alguns dos 89 municípios baianos localizados na área que  circunda a Baía de Todos os Santos e que mantêm relações econômicas, políticas, culturais, sociais e identitárias,  alavancadas principalmente pelos meios e veículos de comunicação e de tecnologia. Segundo CORRÊA (1997, p. 93)

         [...] a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós são os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e os caminhos ou ligações os diversos fluxos entre esses centros.

        Nesses municípios estão localizadas cidades de grande importância na região, como é o caso de Santo Antônio de  Jesus, que se destaca economicamente devido ao forte comércio e à geração de serviços. Conta hoje com mais de duas mil  empresas, sem considerar o comércio informal. Cruz das Almas e Cachoeira também têm grande relevância, ambas passam por mudanças econômicas e de organização territorial devido às influências causadas pela instalação da Universidade Federal  do Recôncavo da Bahia (UFRB).

                                           FONTE: http://www.narradoresdoreconcavo.com.br/index/reco... [adaptado]

A cidade de Santo Antônio de Jesus “se destaca economicamente devido ao forte comércio e à geração de serviços".

Propõe-se que o trecho transcrito tenha o acréscimo de uma palavra, a ser feito antes do substantivo “geração". Assinale a única alternativa em que, feito o acréscimo, seria inadequado empregar o acento de crase.

Alternativas
Comentários
  • Comentando...

    A) "...devido à grande geração de serviços." - Tem-se aqui apenas a inversão do adjetivo "grande", empregado antes do substantivo, não é o suficiente para a perda do sinal indicativo de crase. Errada.

    B) "...devido ao forte comércio e àquela necessária geração..." - A fusão da preposição "a" com o "a" do pronome demonstrativo "Aquela"  "Aquele" "Aquilo" é permitida, tornando a reescrita correta. Errada.

    C) "...devido ao forte comércio e à sempre boa geração..." - Mais uma vez ocorre apenas inversão de termos da oração, nesse caso do advérbio "sempre", que normalmente se posiciona no final da oração, porém essa inversão não é suficiente para a retirada do sinal indicativo de crase. Errada.

    D) "...devido ao forte comércio e à sua geração..." - Nesse caso, a crase poderia ou não ser aplicada, diante de pronomes possessivos femininos (Sua, suas, minha, minhas, tua, tuas) o emprego do acento grave é facultativo, portanto, continuaria correta essa alteração. Errada.

    E) "...devido ao forte comércio e à alguma geração..." - Errado, diante de pronome indefinido nunca se utiliza o acento indicativo de crase, tornando essa assertiva, totalmente inviável. Certo.


    Gabarito: E.

  • Antes de pronome indefinido NÃO  se usa crase

  • Gabarito: E

    Não se usa crase diante de pronome indefinido (alguma, toda, certa, nenhuma, cada, qualquer...)

  • LETR A

  • Não se usa crase diante de pronome indefinido. Exceção: outra (as).

  • devido ao forte comércio e à alguma geração de serviços